Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 6, n. 1 (2024)

Um legado de horrores e o medo que atravessa gerações: mapeando a irlandesidade em "Son" (2021) de Ivan Kavanagh

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.141516
Enviado
July 29, 2024
Publicado
2025-03-14

Resumo

Son (2021), escrito e dirigido pelo irlandês Ivan Kavanagh, conta a história de Laura, uma mãe aflita após descobrir que seu filho David contraiu uma doença misteriosa. Mesmo que seja situada nos Estados Unidos, a narrativa pode ser relacionada às vivências de mães solteiras na Irlanda, que, até os anos 1990, eram colocadas em instituições chamadas Casas de Mãe e Bebê. Assim, este trabalho parte do questionamento: como Son representa aspectos sociais, identitários e históricos da Irlanda, mesmo sendo ambientado nos Estados Unidos? O objetivo é analisar o filme através de interpretações fundamentadas em estudos sobre cinema de terror, cinema irlandês e história da Irlanda, sobretudo em relação à Igreja Católica e às Casas de Mãe e Bebê.

Referências

  1. ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
  2. BBC NEWS. Irish mother and baby homes inquiry “breached its duty”. BBC, 17 Dec. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-europe-59705603. Acesso em: 10 jun. 2024.
  3. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta, Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.
  4. BARRETT, Ciara. The Canal (Ivan Kavanagh 2014). Estudios Irlandeses-Journal of Irish Studies, n. 11, p. 282-285, 2016. Disponível em: https://www.estudiosirlandeses.org/2016/03/irish-film-and-television-2015/irishfilmandtv_ei11/. Acesso em: 01 jul. 2024.
  5. BARTON, Ruth. Irish cinema in the twenty-first century. Manchester: Manchester University Press, 2019.
  6. BOY eats girl. Stephen Bradley (Dir.). Irlanda, Reino Unido: Element Films, 2005. Disponível em: Google Play. 98 min. Acesso em: 7 jan. 2024.
  7. CHERRY tree. David Keating (Dir.). Irlanda: Fantastic Films, House of Netherhorror, 2015. 1 DVD (85 min).
  8. CROSSON, Séan. Horror, hurling, and Bertie: aspects of contemporary Irish Horror cinema. University of Waterloo, Department of Fine Arts (Film Studies). Kinema: A journal for Film and Audiovisual Media, Waterloo, v. 37, p. 65-83, 2012.
  9. DEAD meat. Conor McMahon (Dir.). Produção: Michael Griffin. Irlanda: Three Way Distributor, 2004. Disponível em: Google Play. 80 min. Acesso em: 20 fev. 2024.
  10. FLANAGAN, Eimear. Tuam babies: Excavation at mass grave could begin this year. BBC, 22 fev. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-europe-60464447. Acesso em: 07 jun. 2024.
  11. GENTLEMAN, Amelia. The mother behind the Galway children’s mass grave story: “I want to know who’s down there”. The Guardian, 13 jun. 2014. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2014/jun/13/mother-behind-galway-childrens-mass-grave-story. Acesso em: 07 jun. 2024.
  12. GING, Debbie. Men and Masculinities in Irish Cinema. 1. ed. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013.
  13. HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
  14. IRELAND'S Mother and Baby Scandal. Callum Macraf (Dir.). Amazon Prime, 2020. 47min. Acesso em: 20 mar. 2024.
  15. KENNEDY, Sinéad. Irish women and the Celtic Tiger economy. In: Coulter, Colin; Coleman, Steve. The end of Irish history? Manchester: Manchester University Press, 2003.
  16. MCCULAGH, Ciaran. A tie that blinds: family and ideology in Ireland. The Economic and social review, Cork, v. 22, n. 3, 1991. Disponível em: https://www.tara.tcd.ie/handle/2262/66562. Acesso em: 03 jul. 2024.
  17. MY HEART can't beat unless you tell it too. Jonathan Cuartas (Dir.). Estados Unidos: Dark Sky Films, 2020. Disponível em: Google Play. 85 min. Acesso em: 20 jan. 2024
  18. PINEDO, Isabel. Recreational terror: Women and the Pleasures of Horror Film. Nova Iorque: SUNY Press, 1997.
  19. REDMOND, Paul. The adoption machine: The dark history of Ireland’s mother & baby homes and the inside story of how ‘Tuam 800’ became a global scandal. Dublin: Merrion Press, 2018.
  20. RODRIGUES, Sara. A Representação da Irishness no Cinema Nacional Irlandês. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade na Europa) - Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Lisboa. 2011. 106f. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/6800/1/ulfl106448_tm.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.
  21. SAMPAIO, Alexandre. O olhar pós-colonial na construção de uma identidade irlandesa: Um estudo da peça Translations, de Brian Friel. 2008. 248f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto.
  22. SILVA, Sanio Santos da. O Horror Pelos Olhos de Uma Mãe: Mapeando o Familismo em The Hole in The Ground. In: Duarte, José. Na Raiz de Todos os Males: Terror Doméstico no século XXI. Lisboa: Editora Caleidoscópio, 2023.
  23. SON. Ivan Kavanagh (Dir.). Irlanda, Estados Unidos: Belladonna Productions, Park Films, Elastic Film, 2021. Disponível em: Google Play. 98 min. Acesso em: 7 jan. 2024.
  24. THE CANAL. Ivan Kavanagh (Dir.).Irlanda: Park Films, 2014. Disponível em: Google Play. 92 min. Acesso em: 20 jan. 2024
  25. THE HOLE in the ground. Lee Cronin (Dir.). Bélgica, Finlândia, Irlanda, Reino Unido: Wildcard Distribution, Vertigo Films, 2019. Disponível em: Google Play. 90 min. Acesso em: 13 fev. 2024
  26. THE RENTAL. Dave Franco (Dir.). Estados Unidos: IFC Films, 2020. Disponível em: Google Play. 88 min. Acesso em: 10 fev. 2024
  27. TUDOR, Andrew. Monsters and mad scientists: A cultural history of the horror movie. Londres: Blackwell, 1989.
  28. WITHOUT NAME. Lorcan Finnegan (Dir.). Irlanda: Lovely Productions, 2016.1 DVD (93 min).

Downloads

Não há dados estatísticos.