O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES A PARTIR DE RELATOS DE HISTÓRIAS DE VIDA

Autores

  • Josilda da Conceição Novacoski da Silva Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Leonides Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85949

Palavras-chave:

Formação Docente, histórias de vida, estágio supervisionado.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com acadêmicos do 4º ano de Licenciatura em Geografia e tem como principal objetivo compreender a importância do Estágio Supervisionado na formação dos futuros professores. A pesquisa buscou compreender o perfil desses sujeitos, perceber os desafios e as superações encontradas no decorrer do Estágio Supervisionado, bem como as expectativas com relação ao futuro profissional. A pesquisa foi realizada com 28 acadêmicos e a partir dos dados obtidos pelos questionários, foram selecionados 7 acadêmicos, os quais produziram os relatos sobre suas histórias de vida com vistas a evidenciar a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial docente. A partir da experiência com esses sujeitos, a pesquisa terá continuidade por meio do projeto de mestrado, visando compreender o papel desse componente curricular para os egressos do Curso de Licenciatura em Geografia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josilda da Conceição Novacoski da Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Mestranda no Programa de pós Graduação em Geografia (PPGG) -Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Universitário do Cedeteg(2017-2019). Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2016). Participou do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no período de abril de 2014 a fevereiro de 2016. Suas pesquisas possuem temáticas voltadas à Formação Inicial e Continuada de Professores, Educação Ambiental e Ensino de Geografia. Participa do grupo de Pesquisas Educação Geográficas e Cartografia para Escolares(EDUCARTgeo) ligado ao Departamento de Geografia da UNICENTRO.

 

Leonides Ferreira da Silva

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNICENTRO, na área de concentração: Dinâmica da Paisagem e dos Espaços Rurais e Urbanos, linha de pesquisa: Cartografia Social no Planejamento Ambiental l, orientado pela Professora Dra. Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, no período de 2014 a 2016.Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009), onde atuou como professor nas disciplinas de Cartografia, Geotecnologia, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

SILVA, J. da C. N. da; SILVA, L. F. da. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES A PARTIR DE RELATOS DE HISTÓRIAS DE VIDA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 205–211, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85949. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85949. Acesso em: 25 jun. 2025.