O ENSINO DOS ESTUDOS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS

Autores

  • Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso UNIJUÍ
  • Martin Kuhn URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Helena Copetti Callai UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85864

Palavras-chave:

Anos Iniciais, estudos sociais, círculos concêntricos

Resumo

O ensino dos estudos sociais nos anos iniciais do ensino fundamental é a temática deste texto. Porque ensinamos estudos sociais nos anos iniciais da educação básica da forma como ensinamos? Que concepção epistemológica e pedagógica orienta essa forma de organização do currículo escolar dos Estudos Sociais? Como se produziu o ensino dos estudos sociais que toma como referência os círculos concêntricos? O objetivo é fustigar a tradição consolidada em torno da forma como ensinamos os conhecimentos dos Estudos Sociais nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica. Trata-se de uma reflexão teórica permeada pelos anos de experiência de ensino nos anos iniciais e da formação inicial e continuada de professores.

 

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Biografia do Autor

Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, UNIJUÍ

Doutoranda em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ; Estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Bologna (Itália); Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003); Especialista no Ensino de Geografia e da História - Saberes e Fazeres na Contemporaneidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010); Graduada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2000)

Martin Kuhn, URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), graduação em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011), Especialista em Administração da Educação Pública (UFMT/1999) e mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003). Doutor em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2016) e Universidad Autónoma de Madrid - UAM (Bolsista CAPES - PDSE). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2016). Professor licenciado da Secretaria Estadual de Educação RS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade, saberes docentes, pesquisa, ensino e aprendizagem.

Helena Copetti Callai, UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Geografia pela FIDENE- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996).É pós doutora pela UAM - Universidad Autônoma de Madrid- Espanha, (com bolsa da CAPES). Atualmente é professora titular no DHE - Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua como orientadora de PIBIC/CNPq, de mestrado, doutorado e pós-doutorado no PPGEC- Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências- UNIJUI. .É professora , visitante - na UAHC - Universidad Academia de Humanismo Cristiano-- Santiago do Chile. É tutora de convenio internacional - UNIJUI - UAM - Universidad Autônoma de Madrid - Espanha, e do do convenio - UNIJUI -UAHC - Universidad Academia de Humanismo Cristiano., Santiago do Chile. Pesquisadora do CNPq- Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1D. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação geográfica, ensino de geografia, estudos da cidade, cidadania, educação, formação de professores, currículo, avaliação institucional.

 

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

TOSO, C. E. I.; KUHN, M.; CALLAI, H. C. O ENSINO DOS ESTUDOS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 220–227, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85864. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85864. Acesso em: 24 jun. 2025.