A GEOGRAFIA QUE SE PRETENDE E A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA: OS DESAFIOS DO PIBID NA PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85599Palavras-chave:
Ensino de Geografia, PIBID, Formação DocenteResumo
O objetivo deste artigo é analisar as práticas curriculares desenvolvidas no PIBID no subprojeto de Geografia, “Saber Escolar e Formação Docente na Educação Básica” da UERJ- FFP, financiado pela CAPES-MEC. Este programa visa à formação do professor, o apoio à escola pública na transformação do espaço escolar e o aprimoramento no ensino de Geografia. No atual cenário de contradição e grande desigualdade social, o PIBID vem se colocando como resistência. A partir da metodologia do materialismo histórico dialético que permite entrecruzar as contradições e conflitos vividos na escola no atual contexto histórico com as contradições da própria Geografia que se ensina, exercitando o “raciocínio geográfico”, para assim atuar de maneira eficaz no espaço, articulando o espaço “vivido ao percebido e ao produzido” à prática social.Downloads
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Publicado
12-09-2018
Como Citar
SIMAS, D. C. V. de. A GEOGRAFIA QUE SE PRETENDE E A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA: OS DESAFIOS DO PIBID NA PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 90–98, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85599. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85599. Acesso em: 24 jun. 2025.