A GEOGRAFIA QUE SE PRETENDE E A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA: OS DESAFIOS DO PIBID NA PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores/as

  • Debora Cristina Vieira de Simas Mestranda da Universidade de Estado do Rio de Janeiro Professora da Rede Estadual do Rio de Janeiro Professora da Rede Municipal de São Gonçalo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85599

Palabras clave:

Ensino de Geografia, PIBID, Formação Docente

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar as práticas curriculares desenvolvidas no PIBID no subprojeto de Geografia, “Saber Escolar e Formação Docente na Educação Básica” da UERJ- FFP, financiado pela CAPES-MEC. Este programa visa à formação do professor, o apoio à escola pública na transformação do espaço escolar e o aprimoramento no ensino de Geografia. No atual cenário de contradição e grande desigualdade social, o PIBID vem se colocando como resistência.  A partir da metodologia do materialismo histórico dialético que permite entrecruzar as contradições e conflitos vividos na escola no atual contexto histórico com as contradições da própria Geografia que se ensina, exercitando o “raciocínio geográfico”, para assim atuar de maneira eficaz no espaço, articulando o espaço “vivido ao percebido e ao produzido” à prática social.

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Biografía del autor/a

Debora Cristina Vieira de Simas, Mestranda da Universidade de Estado do Rio de Janeiro Professora da Rede Estadual do Rio de Janeiro Professora da Rede Municipal de São Gonçalo

Professora de Geografia, formada pela Universidade Federal Fluminense, Pós Graduada em Geografia pelo Colégio Pedro II e estudante do curso de Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuo como professora na Rede Pública Estadual no Instituto de Educação Clélia Nanci, onde participo do projeto financiado pela CAPES, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência); orientada pelo Professor pós Dr Marcos Antônio Campos  Couto. Participante do Núcleo de Pesquisas em Meditação Laica Educacional, do(a) Colégio Pedro II liderado pela professora Claudia Maria de Luca. Fui bolsista da Pró- Docência da Universidade Federal Fluminense e estagiária da - K2 Sistemas e Projetos Ltda. Tenho experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Geografia Escolar e Linguagem Cartográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Conceitos e Temas da Geografia, Práticas Educativas, Metodologia de Ensino, Produção de Material Didático e Formação Docente.

Publicado

2018-09-12

Cómo citar

SIMAS, D. C. V. de. A GEOGRAFIA QUE SE PRETENDE E A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA: OS DESAFIOS DO PIBID NA PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 90–98, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85599. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85599. Acesso em: 25 jun. 2025.