O CURRÍCULO GEOGRÁFICO DOS ANOS INICIAIS: DA SUA HISTÓRIA ÀS SUAS DIRETRIZES

Autores

  • Henrique Silva Gorziza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85845

Palavras-chave:

Conteúdos Geográficos, Anos Iniciais, Documentos Curriculares

Resumo

O trabalho introduz e caracteriza o ensino dos conteúdos geográficos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta um breve histórico da Geografia trabalhada nos currículos de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases que instituiu os documentos oficiais do país. Objetiva desconstruir algumas particularidades existentes nesses documentos, visando também entender o currículo através de uma análise teórica sobre o seu papel desempenhado no ensino da geografia escolar.  Por meio da análise realizada, foi possível compreender lacunas que caracterizam um desencontro nos apontamentos presentes nas suas diretrizes e orientações, as quais nos levam a refletir sobre o currículo existente nas rotinas escolares. Foi possível evidenciar a importância do poder do currículo escolar na construção de saberes e valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-25