AS EPISTEMOLOGIAS DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: POR ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO

Autores

  • Victória Sabbado Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nestor André Kaercher Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85534

Palavras-chave:

Educação geográfica, concepções epistemológicas, formação docente

Resumo

A pesquisa relaciona-se à temática da “Educação geográfica e formação de professores” e tem como objetivo conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de Geografia do município de Pelotas/RS. O caminho metodológico é constituído pela revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Adotou-se a técnica da observação simples e da entrevista por pautas e o método de análise do conteúdo. A pesquisa revelou um pluralismo epistemológico tanto nas concepções teóricas quanto na ação pedagógica, de modo que não há uma única corrente da Geografia e da Educação sobre a qual os sujeitos se apoiam. Observou-se também uma discrepância entre a epistemologia da prática de professores e acadêmicos, o que evidencia a necessidade de repensar nossas concepções a partir do estudo e diálogo constante entre os educadores, sejam eles iniciantes ou experimentados.

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Publicado

2018-09-12