A COMUNIDADE-MOVIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM RELATO DE VIVÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA HELENA, SANTA MARIA - RS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.134050Palavras-chave:
Escola. Geografia. Ensino de Geografia. Formação de professores. Vivências pedagógicas.Resumo
O presente relato, apresentado inicialmente como avaliação da disciplina de “Vivências Pedagógicas II” (GCC 1087) do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, dedicase a discutir acerca dos resultados obtidos durante a inserção do acadêmico na realidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, a fim de compreender as dinâmicas existentes na escola como um espaço de gestão, organização e educação ou, dito de outra forma, sua ‘comunidademovimento’. Ademais, visa reconhecer a importância da disciplina para com a formação inicial de professores de Geografia, uma vez que coloca os sujeitos em formação em constante contato e trocas com a escola. Para tanto, a metodologia adotada nesse relato é a observação participante com o registro dos momentos de diálogo com os integrantes da comunidade escolar e a descrição de seu movimento e espaço, seguindo, também, de uma aplicação prática realizada pelo (futuro) professor almejando contribuir com a comunidade-movimento escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitor Colleto dos Santos, Natália Lampert Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.