A COMUNIDADE-MOVIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM RELATO DE VIVÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA HELENA, SANTA MARIA - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.134050

Palavras-chave:

Escola. Geografia. Ensino de Geografia. Formação de professores. Vivências pedagógicas.

Resumo

O presente relato, apresentado inicialmente como avaliação da disciplina de “Vivências Pedagógicas II” (GCC 1087) do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, dedicase a discutir acerca dos resultados obtidos durante a inserção do acadêmico na realidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, a fim de compreender as dinâmicas existentes na escola como um espaço de gestão, organização e educação ou, dito de outra forma, sua ‘comunidademovimento’. Ademais, visa reconhecer a importância da disciplina para com a formação inicial de professores de Geografia, uma vez que coloca os sujeitos em formação em constante contato e trocas com a escola. Para tanto, a metodologia adotada nesse relato é a observação participante com o registro dos momentos de diálogo com os integrantes da comunidade escolar e a descrição de seu movimento e espaço, seguindo, também, de uma aplicação prática realizada pelo (futuro) professor almejando contribuir com a comunidade-movimento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-12-2024

Como Citar

COLLETO DOS SANTOS, V.; LAMPERT BATISTA, N. A COMUNIDADE-MOVIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM RELATO DE VIVÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA HELENA, SANTA MARIA - RS. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2024. DOI: 10.22456/1982-0003.134050. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/134050. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos