A NAÇÃO PLURALIZADA E IRONIZADA PELA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.35860Abstract
A ideia de ‘nação’ é inevitavelmente marcada, nos tempos contemporâneos, por relações transculturais. Nas Américas, tal conceito sofreu influências da presença do outro, resultado inegável da experiência colonial. A partir desse ponto de vista, propomos discutir ao longo do presente artigo o conceito de ‘nação’, tendo o conto “15 cenas de descobrimento de Brasis”, de Fernando Bonassi, e o ensaio “My Canada”, de Tomson Highway como focos para a análise que desenvolvemos. Nossa discussão buscará interpretar centralmente as cenas da descoberta do Brasil através de um olhar pós-colonial. A ironia, suas construções e interpretações ao lidar com a temática de tal “descobrimento”, tão frequentemente marcado por um tom nacionalista, também são discutidas, iluminando novas possíveis perspectivas de análise para os textos em tela. Finalmente, indicamos algumas das razões para a impossibilidade de se apresentar uma cena sintética do momento pós-colonial, pelo menos no que diz respeito ao contexto brasileiro.