GESTOS, INTERAÇÃO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS
DOI :
https://doi.org/10.22456/2238-8915.135080Résumé
No contexto educacional, práticas linguísticas e sociais precisam ser ressignificadas com a intenção de compreender os desdobramentos das ações interativas de sujeitos neurotípicos e daqueles neuroatípicos. Sob a ótica do funcionamento multimodal, os gestos são essenciais para promoção da interação e da linguagem de crianças autistas. Desse modo, como objetivo geral do trabalho, pretendemos analisar a produção gestual de duas crianças autistas no processo de aquisição da linguagem. Especificamente, buscamos refletir sobre as implicações dos resultados do estudo no contexto escolar e identificar os papéis que podem ser desempenhados pelos gestos. Para fundamentação teórica, dialogamos com Kendon (1988), McNeill (1992, 2006), Cavalcante (2018) e outros autores que defendem a perspectiva multimodal da linguagem, na qual gesto e produção vocal compõem uma mesma matriz de significação. O trabalho é de natureza qualitativa e caracteriza-se enquanto um estudo de caso. Para o estudo, trabalhamos com duas crianças autistas do sexo masculino. Nas análises, utilizamos o Eudico Language Annotator como software de transcrição. Nos resultados, observamos produções variadas de gestos pelas crianças e ricas contribuições que as dimensões gestuais podem desempenhar no contexto interativo e, consequentemente, no contexto de ensino-aprendizagem, abrigando papéis diversificados, como o de ênfase do discurso oral e negação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.