GESTOS, INTERAÇÃO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22456/2238-8915.135080

Résumé

No contexto educacional, práticas linguísticas e sociais precisam ser ressignificadas com a intenção de compreender os desdobramentos das ações interativas de sujeitos neurotípicos e daqueles neuroatípicos. Sob a ótica do funcionamento multimodal, os gestos são essenciais para promoção da interação e da linguagem de crianças autistas. Desse modo, como objetivo geral do trabalho, pretendemos analisar a produção gestual de duas crianças autistas no processo de aquisição da linguagem. Especificamente, buscamos refletir sobre as implicações dos resultados do estudo no contexto escolar e identificar os papéis que podem ser desempenhados pelos gestos. Para fundamentação teórica, dialogamos com Kendon (1988), McNeill (1992, 2006), Cavalcante (2018) e outros autores que defendem a perspectiva multimodal da linguagem, na qual gesto e produção vocal compõem uma mesma matriz de significação. O trabalho é de natureza qualitativa e caracteriza-se enquanto um estudo de caso. Para o estudo, trabalhamos com duas crianças autistas do sexo masculino. Nas análises, utilizamos o Eudico Language Annotator como software de transcrição. Nos resultados, observamos produções variadas de gestos pelas crianças e ricas contribuições que as dimensões gestuais podem desempenhar no contexto interativo e, consequentemente, no contexto de ensino-aprendizagem, abrigando papéis diversificados, como o de ênfase do discurso oral e negação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ádelly Kalyne da Silva Oliveira, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), possui mestrado em Ciências da Linguagem pela mesma instituição (UNICAP), possui graduação no Curso de Letras - Português/Inglês (UNICAP), já atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Atualmente, estuda e tem interesse nas seguintes áreas: aquisição e desvios de linguagem; interação e multimodalidade.

Simone Frye Peixoto, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Possui Pós-Graduação em Linguística - Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa, graduação em Letras - Bacharelado em Língua Inglesa, com ênfase em tradução, pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Além disso, também é licenciada em Letras - Língua Espanhola, igualmente pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente, atua como professora de inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.

Renata Fonseca Lima da Fonte, Universidade Católica de Pernambuco

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011), especialização em saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2009) e graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Católica de Pernambuco, está vinculada à Graduação em Letras. Tem experiência em elaboração de material didático para curso de Letras em EaD É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, aquisição e transtornos de linguagem, aquisição da linguagem, interação, cegueira. autismo e tecnologia digital. 

Téléchargements

Publiée

2023-12-20

Comment citer

DA SILVA OLIVEIRA, Ádelly Kalyne; FRYE PEIXOTO, Simone; FONSECA LIMA DA FONTE, Renata. GESTOS, INTERAÇÃO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.135080. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135080. Acesso em: 11 août. 2025.