AS AVALIAÇÕES SOBRE MULHERES E ABORTO NA FOLHA DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113446

Résumé

Neste artigo, investigamos as identificações discursivas sobre o aborto e as mulheres que abortaram construídas na prática jornalística. Dentre as várias facetas da temática, discutiremos, neste trabalho, a prática legal ou despenalizada no Brasil. Para isso, selecionamos um texto da Folha de São Paulo e apoiamo-nos na Análise de Discurso Crítica (ADC), especificamente na abordagem Dialético-Relacional (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2010), no Sistema da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; FUZER; CABRAL, 2014). Os resultados apontam que o aborto e as mulheres são identificados por meio de avaliações negativas. No caso das mulheres, essas avaliações estão pautadas em fatores emocionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria Aparecida Resende Ottoni, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e doutorado, também em Linguística, área de concentração Linguagem e Sociedade, pela Universidade de Brasília (2007). Fez um estágio de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e estágio de pós-doutoramento na Universidade de Brasília. Atualmente, é professora associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFU), orientando na linha de pesquisa Linguagem, sujeito e discurso, e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFU), orientando na linha de pesquisa Estudos da Linguagem e Práticas sociais. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional, membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/Ceam/UnB) e do GT Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL. Seu trabalho é voltado para a Análise de Discurso Crítica, letramento, gêneros do discurso, identidades e ensino de Língua Portuguesa.

Bianca Mara Guedes de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda e bolsista Capes no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Membro do Grupo de Pesquisas e estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico Funcional, da UFU, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV/aids, políticas públicas, observatório de mídia, análise de discurso crítica e aborto.

Téléchargements

Publiée

2021-08-31

Comment citer

OTTONI, M. A. R.; DE SOUZA, B. M. G. AS AVALIAÇÕES SOBRE MULHERES E ABORTO NA FOLHA DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 395–414, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113446. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113446. Acesso em: 23 avr. 2025.