AMOR E ADOLESCÊNCIA NOS DIAS DE HOJE: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.113279Abstract
O presente trabalho tem como objetivo investigar a relação do adolescente com o sentimento do amor através de suas escolhas léxico-gramaticais e semântico-discursivas, considerando os preceitos da Linguística Sistêmico-Funcional – mais precisamente, o sistema de transitividade. O corpus de pesquisa é constituído por 25 relatos pessoais produzidos por adolescentes entre 17 e 18 anos de uma escola pública de ensino médio do interior do estado do RS. Os resultados evidenciaram que o papel dos jovens ainda está muito mais ligado à categoria de Recebedor (56%) ─ aquele que é afetado por esse sentimento, sendo o amor recebido, na maioria das vezes, sinalizado como Fenômeno das orações mentais perceptivas, indicando que os jovens sentem-se amados por outras pessoas ─ do que à categoria de Amante (44%), na qual o é sujeito responsável por amar outro alguém ou algo, resultado de ser o Experienciador das orações mentais emotivas.Downloads
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Published
2021-08-31
How to Cite
FACHIM, G. AMOR E ADOLESCÊNCIA NOS DIAS DE HOJE: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 448–463, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113279. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113279. Acesso em: 23 apr. 2025.
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Artigos