DIÁLOGOS TEXTUAIS SOBRE A LIBERDADE

DE MASSAK, DE ÉLIE STÉPHENSON, AO MANIFESTO DO SURREALISMO, DE ANDRÉ BRETON

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.139518

Abstract

Este artigo propõe uma reflexão sobre textos redigidos ao longo do século 20 em espaços sociais, culturais e literários diversos, mas que têm relações ora divergentes ora contíguas entre si. Assim, Massak (1986), peça teatral do escritor guianense Elie Stéphenson, tem relações com Le Nègre du Gouverneur (1972), narrativa de Serge Patient, outro escritor guianense. Ambas têm em comum um personagem lendário da Guiana Francesa, o africano D'Chimbo. Começo por uma breve abordagem desse personagem e da narrativa de Serge Patient para depois apresentar Massak, que encena o episódio da revolta dos marrons na Guiana Francesa. Em seguida, menciono “Que foi o Quilombo dos Palmares” (1956), ensaio do poeta surrealista Benjamin Péret, para relembrar a proximidade entre marronnage e revolta dos Palmares, sua defesa da liberdade sem concessões, oposta em tudo à assimilação negra. Comento enfim como as opções da liberdade e do não conformismo absoluto aparecem no Manifesto do surrealismo (1924) de André Breton. A defesa dessas duas opções se manifesta tanto na trajetória dos autores em questão, quanto em seus textos e, ainda hoje, parece ser fundamental para as histórias e as literaturas da América Latina.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Érika Pinto de Azevedo

Professora do Curso de Licenciatura em Letras Português Francês da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutora em literaturas francesa e francófonas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (bolsa sanduíche) no Centro de pesquisas sobre o surrealismo da Universidade Paris-III/Sorbonne nouvelle. Mestra em literaturas francesa e francófonas pela mesma instituição e graduada em Letras, dupla Licenciatura em língua portuguesa e francesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordena o projeto de pesquisa “Poéticas da descolonização nas literaturas da Martinica e da Guiana Francesa: Aimé Césaire e Léon Gontran-Damas” e é membro dos grupos de pesquisa Escritas de si em Língua francesa (ESILF-UNIFAP) e O Surrealismo e seus diálogos com a modernidade: aproximações interdisciplinares (SURRDIAL-UFRGS). Suas áreas de interesse e atuação são: literaturas em língua francesa; literaturas do Caribe, da Guiana Francesa e da África; estudos comparados; didática das literaturas em língua francesa; surrealismo; língua francesa.

Published

2024-07-31

How to Cite

PINTO DE AZEVEDO, Érika. DIÁLOGOS TEXTUAIS SOBRE A LIBERDADE: DE MASSAK, DE ÉLIE STÉPHENSON, AO MANIFESTO DO SURREALISMO, DE ANDRÉ BRETON . Organon, Porto Alegre, v. 39, n. 77, 2024. DOI: 10.22456/2238-8915.139518. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/139518. Acesso em: 13 aug. 2026.