CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA

Autores

  • Roniere Menezes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.99039

Resumo

Este trabalho visa a refletir sobre trabalhos realizados pela poetisa brasileira Cecília Meireles e pela fotógrafa norte-americana Genevieve Naylor durante o período da II Guerra Mundial. As duas vivenciaram o conflito internacional, mas vivenciaram também, nos anos iniciais da década de 1940, uma outra guerra: a guerra cotidiana das divisões sociais, do preconceito em relação aos negros. A fotógrafa e a poetisa estiveram envolvidas com o projeto denominado “Política da boa vizinhança”. Cecília trabalhou, para o DIP, órgão do Governo Vargas, como editora da revista Travel in Brazil. Em 1941 viaja aos Estados Unidos para proferir palestras sobre cultura popular. Em crônicas e poemas trata da questão negra. Genevieve chega ao Brasil em 1941, permanecendo até 1942. Suas fotos ressaltam imagens relativas à cultura popular – principalmente negra – e a convivências cotidianas. Os trabalhos das artistas ampliam as imagens do Brasil de meados do século XX.

PALAVRAS-CHAVE: literatura – fotografia – guerra – cultura afro-brasileira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

MENEZES, R. CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA. Organon, Porto Alegre, v. 34, n. 67, p. 1–17, 2019. DOI: 10.22456/2238-8915.99039. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/99039. Acesso em: 29 maio. 2023.