LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES

Authors

  • Mariana de Normando Lira Universidade Federal de Campina Grande
  • Josilene Pinheiro Mariz Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.92445

Abstract

No âmbito do ensino de línguas para crianças, sabe-se da importância de um contato com línguas estrangeiras diversas desde cedo. Outrossim, estudiosos da área de literatura a apontam como um espaço especial para auxiliar no desempenho do aprendiz, contribuindo para o seu desenvolvimento de modo integral. Nestas reflexões, portanto, trazemos discussões que colocam a Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) como um caminho eficaz para favorecer uma aprendizagem plurilíngue e pluricultural, não dicotomizando língua e literatura no ensino de línguas estrangeiras para crianças (ALAS-MARTINS, 2014; PETIT, 2008; SANTORO, 2007). Assim, o objetivamos trazer reflexões acerca da importância da presença do texto literário em aula de língua estrangeira para crianças pelo viés da ILR. Especificamente, intentamos discutir sobre os benefícios e os desafios ao se abordar o texto literário em aula de LE, utilizando-se tal metodologia.

PALAVRAS-CHAVE: Texto literário; LE para crianças; Intercompreensão de línguas românicas.

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Author Biographies

Mariana de Normando Lira, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande.

Josilene Pinheiro Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa  e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino. 

Published

2019-09-30

How to Cite

LIRA, M. de N.; MARIZ, J. P. LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES. Organon, Porto Alegre, v. 34, n. 66, 2019. DOI: 10.22456/2238-8915.92445. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445. Acesso em: 25 jun. 2025.