A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

Autores

  • Leilane Morais Oliveira Doutora pela Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.91058

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso ligado à Universidade de São Paulo (USP), por meio de uma discussão que relaciona dados numéricos da Agência USP de Cooperação Acadêmica e Internacional (AUCANI), referentes ao número de alunos estrangeiros recebidos por essa universidade, às ações que ela executa no âmbito do ensino de Português como Língua Adicional. De modo geral, os dados permitem notar que a gestão universitária tem avançado, no sentido de estabelecer ações ligadas ao ensino de língua portuguesa como parte de seu processo de internacionalização IN, seja via AUCANI ou via Centro de Línguas. Por outro lado, também permitem considerar que as ações ainda não são suficientes em termos quantitativos e em relação a abarcar níveis de ensino mais avançados do português brasileiro. 

PALAVRAS-CHAVE: internacionalização IN; português como língua adicional; universidade de são paulo. 

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Biografia do Autor

Leilane Morais Oliveira, Doutora pela Universidade de São Paulo.

Leilane é doutora em Letras, pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa na área de políticas linguísticas e formação de professores de português como língua adicional. É também licenciada em Letras, habilitação Português-Literaturas de Língua Portuguesa, e mestra em Letras, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com pesquisa sobre letramento de adultos em classes de português como língua materna.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

OLIVEIRA, L. M. A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL. Organon, Porto Alegre, v. 34, n. 66, 2019. DOI: 10.22456/2238-8915.91058. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91058. Acesso em: 25 jun. 2025.