IMIGRAÇÃO, REFÚGIO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA PLURILÍNGUE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UMA PRÁTICA EDUCACIONAL COM ESTUDANTES HAITIANOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.72346Resumo
Apresentamos algumas considerações construídas a partir de um projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e oficinas audiovisuais, realizado em 2016, com haitianos em uma escola de Porto Alegre. Refletimos sobre imigração, refúgio e políticas educacionais, no intuito de colaborar com profissionais da educação que têm acolhido imigrantes e refugiados como parte de seu corpo discente. Além disso, debatemos as políticas linguísticas (PL) que vêm norteando as práticas plurilíngues no contexto escolar em foco, especialmente envolvendo questões relativas ao PLA. Nas conclusões, apresentamos algumas considerações referentes à formação de professores para atuação no contexto escolar plurilíngue.Downloads
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Publicado
2017-06-26
Como Citar
BULLA, G. da S.; LAGES E SILVA, R.; LUCENA, J. de C.; DA SILVA, L. P. IMIGRAÇÃO, REFÚGIO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA PLURILÍNGUE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UMA PRÁTICA EDUCACIONAL COM ESTUDANTES HAITIANOS. Organon, Porto Alegre, v. 32, n. 62, 2017. DOI: 10.22456/2238-8915.72346. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72346. Acesso em: 13 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos