IMIGRAÇÃO, REFÚGIO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA PLURILÍNGUE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UMA PRÁTICA EDUCACIONAL COM ESTUDANTES HAITIANOS

Autores

  • Gabriela da Silva Bulla Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rodrigo Lages e Silva UFRGS
  • Júlia de Campos Lucena UFRGS
  • Leandro Paz da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.72346

Resumo

Apresentamos algumas considerações construídas a partir de um projeto de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) e oficinas audiovisuais, realizado em 2016, com haitianos em uma escola de Porto Alegre. Refletimos sobre imigração, refúgio e políticas educacionais, no intuito de colaborar com profissionais da educação que têm acolhido imigrantes e refugiados como parte de seu corpo discente. Além disso, debatemos as políticas linguísticas (PL) que vêm norteando as práticas plurilíngues no contexto escolar em foco, especialmente envolvendo questões relativas ao PLA. Nas conclusões, apresentamos algumas considerações referentes à formação de professores para atuação no contexto escolar plurilíngue.

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Biografia do Autor

Gabriela da Silva Bulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Adjunta de Português como Língua Adicional no Instituto de Letras da UFRGS, e Coordenadora geral do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da UFRGS. Doutora em Letras (Linguística Aplicada).

Rodrigo Lages e Silva, UFRGS

Professor Adjunto no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da UFRGS. Doutor em Psicologia, Mestre em Psicologia Social e Institucional. 

Júlia de Campos Lucena, UFRGS

Graduanda em Letras na UFRGS.

Leandro Paz da Silva, UFRGS

Graduando em Letras na UFRGS. Graduando em jogos Digitais na UniRitter. Técnico em Jogos Digitais e Artes Gráficas.

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

BULLA, G. da S.; LAGES E SILVA, R.; LUCENA, J. de C.; DA SILVA, L. P. IMIGRAÇÃO, REFÚGIO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA PLURILÍNGUE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UMA PRÁTICA EDUCACIONAL COM ESTUDANTES HAITIANOS. Organon, Porto Alegre, v. 32, n. 62, 2017. DOI: 10.22456/2238-8915.72346. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72346. Acesso em: 13 abr. 2025.