SURREALISMO, CIDADES E ARQUITETURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.139319

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a relação que os surrealistas teceram com a cidade real e, a partir daí, examinar alguns espaços urbanos por eles preferenciados, neles identificando possibilidades de apreensão diferenciada daquela do senso comum. Neste sentido, inicialmente o trabalho se debruça sobre o fazer surrealista e sobre a possibilidade de existência de uma arquitetura ou cidade surrealistas. A seguir, serão vistos alguns dos jogos que os surrealistas implementaram com a cidade real; após, tentar-se-á identificar a sedução que determinadas arquiteturas exerceram sobre eles, tais como expressões do chamado Art Nouveau e os espaços conformados pelas passagens cobertas. Outrossim, serão vistos alguns personagens e arquiteturas com aproximações às valorizações defendidas pelos surrealistas, configurando uma escritura de sonhos. Finalmente, serão abordados alguns arquitetos surrealistas ou muito próximos ao surrealismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Helena Machado, PUCRS

Graduada em arquitetura pela UFRGS, mestre e doutora em história pela PUCRS, professora titular aposentada  no Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, em Porto Alegre, RS, Brasil. Membro do grupo de pesquisa "O surrealismo e seus diálogos com a modernidade: aproximações interdisciplinares - SURRDIAL/GpesqCNPq-UFRGS.0381.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

MACHADO, N. H. SURREALISMO, CIDADES E ARQUITETURA. Organon, Porto Alegre, v. 39, n. 77, 2024. DOI: 10.22456/2238-8915.139319. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/139319. Acesso em: 25 jun. 2025.