LÍNGUA POMERANA
ENTRE APAGAMENTOS E RESISTÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.134978Resumo
O estudo investigou o uso da língua pomerana em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental em Canguçu (RS), município onde a língua pomerana é cooficial. A pesquisa, realizada durante a pandemia (2021-2022), incluiu entrevistas com a professora, falante da língua pomerana, e uma conversa com os alunos. A categorização dos dados, por meio da análise textual, indicou impactos negativos das políticas linguísticas históricas na preservação da língua pomerana, impactando a manutenção da identidade cultural desse grupo. Inferiu-se que, devido à política de silenciamento, gerações posteriores perderam acesso à língua materna, fatores que resultaram em perda cultural e identitária. Contudo, iniciativas recentes de inclusão do bilinguismo estão sendo discutidas, mas estão limitadas a certas localidades, sem consolidação nacional. O estudo ressalta a importância de entender tais processos históricos para valorizar e preservar línguas minoritárias e diversidades linguísticas.
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