LÍNGUA POMERANA

ENTRE APAGAMENTOS E RESISTÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.134978

Resumo

O estudo investigou o uso da língua pomerana em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental em Canguçu (RS), município onde a língua pomerana é cooficial. A pesquisa, realizada durante a pandemia (2021-2022), incluiu entrevistas com a professora, falante da língua pomerana, e uma conversa com os alunos. A categorização dos dados, por meio da análise textual, indicou impactos negativos das políticas linguísticas históricas na preservação da língua pomerana, impactando a manutenção da identidade cultural desse grupo. Inferiu-se que, devido à política de silenciamento, gerações posteriores perderam acesso à língua materna, fatores que resultaram em perda cultural e identitária. Contudo, iniciativas recentes de inclusão do bilinguismo estão sendo discutidas, mas estão limitadas a certas localidades, sem consolidação nacional. O estudo ressalta a importância de entender tais processos históricos para valorizar e preservar línguas minoritárias e diversidades linguísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myrna Susan Gowert Madia Berwaldt, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEA, na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2021). 

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal de Rio Grande-FURG

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel-2011); pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign (2016) e  na University of Canterbury - Nova Zelândia (2019). Professora associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande. 

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação, ênfase em História da Educação pela UNISINOS (2012). Atualmente atua profissionalmente como Professora Efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação - Faculdade da Educação. 

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

GOWERT MADIA BERWALDT, M. S.; MEDEIROS NOGUEIRA, G.; WEIDUSCHADT, P. LÍNGUA POMERANA: ENTRE APAGAMENTOS E RESISTÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.134978. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/134978. Acesso em: 21 abr. 2025.