A ESCRITA DE CARTAS-ENSAIOS PARA QUESTIONAR O FAZER EM PESQUISA

Autores

  • Bruna Moraes Battistelli UFPR
  • Érika Cecília Soares Oliveira UFF
  • Luciano Bedin da Costa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.131262

Resumo

Neste artigo, apresento a constituição de cartas-ensaios como possibilidade narrativa para o pesquisar, colocando em análise a produção de conhecimento desde nossos lugares de conhecimento. Para tanto, produzo um ensaio que tem como fio condutor a defesa da produção de uma política da intimidade e do erótico para a pesquisa. Para isso, aciono o diálogo que teço com intelectuais como bell hooks, Audre Lorde e Gloria Anzaldúa, uma conversa em composição para indagar como fazer uma pesquisa-relação preocupada em como nos encontramos e respeitamos as diferenças e como acolhemos múltiplas formas de existências em nossos processos de pensar e escrever uma pesquisa. Para alimentar a discussão proposta, as cartas-ensaios surgem como convite aos diálogos, à escrita falada e a desconstrução de um modo hegemônico de escrever os processos de pesquisa que, na grande maioria das vezes, capturam existências e línguas. Essa pesquisa mostrou que precisamos apostar no alargamento das possibilidades metodológicas que nos propomos, bem como demonstrou que a descolonização do conhecimento deve se dar de forma prática, nas ações de nosso fazer. As cartas-ensaios, desta forma, operaram como uma máquina produtora de abertura de encontros e diálogo entre interlocutoras/es da pesquisa.

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Biografia do Autor

Bruna Moraes Battistelli, UFPR

Professora Adjunta no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação com interesse nos temas dos estudos feministas, branquitude e educação, políticas de pesquisa e de escrita em pesquisas na educação, desigualdades sociais e raciais na educação. Doutora e mestra em Psicologia Social e Institucional pelo PPG de Psicologia Social e Institucional/UFRGS.

Érika Cecília Soares Oliveira, UFF

Possui graduação em Formação de Psicólogo(a) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Especialização em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (2001) e doutorado em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (2013). Membro do GT Territorialidades, violências, políticas e subjetividades (ANPEPP-2018).Professora Adjunta no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas no período de 2016 a 2020. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAL.

Luciano Bedin da Costa, UFRGS

Professor Associado II da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orcid: https://orcid.org/. 0000-0002-6350-2644

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Publicado

2023-07-27 — Atualizado em 2023-07-28

Versões

Como Citar

MORAES BATTISTELLI, B.; CECÍLIA SOARES OLIVEIRA, Érika .; BEDIN DA COSTA, L. A ESCRITA DE CARTAS-ENSAIOS PARA QUESTIONAR O FAZER EM PESQUISA . Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 75, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.131262. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/131262. Acesso em: 30 nov. 2023.