EXISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA NAS PERSONAGENS EVARISTIANAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.131037Resumo
O presente estudo busca analisar a representação da mulher negra em narrativas de Conceição Evaristo. Para tanto, trabalhamos com dois textos da autora: Ponciá Vicêncio e Mary Benedita. Nestas narrativas, apresentamos o modo como as personagens associam-se a uma perspectiva de (re)existência diante dos vários reveses que se apresentam às mulheres negras. A análise realizada permite concluir que as personagens femininas figuradas na ficção de Conceição Evaristo aprendem a ressignificar suas vivências em meio a dores e vínculos de amorosidade destroçados, assumindo-se como sujeitos apesar de sua condição periférica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.