PESQUISA-INTERVENÇÃO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
UMA OPÇÃO DECOLONIAL À PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.130194Resumo
Este artigo é um convite a um pensar/fazer decolonial, pela articulação entre pesquisa-intervenção e extensão universitária, enquanto uma das muitas opções possíveis à colonialidade que pode atravessar as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. A partir de um estudo em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, realizado junto a membros de grupos historicamente marginalizados das universidades públicas (periféricos, negros, indígenas, assentados, campesinos, etc.) em um projeto de extensão, evidencia-se que o envolvimento com ações extensionistas oferece possibilidades interessantes de exercício do protagonismo e do diálogo nas trajetórias dos(as) envolvidos(as), dando visibilidade e audibilidade a saberes e experiências desqualificados. Enfatiza-se o papel do(a) pesquisador(a) na constituição de dinâmicas decoloniais para produção de conhecimento, junto aos subalternizados, para superação da colonialidade do saber e do ser.
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