PESQUISA-INTERVENÇÃO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

UMA OPÇÃO DECOLONIAL À PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores

  • Rafaella Eloy de Novaes Universidade de Brasília
  • Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-6089-3379

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.130194

Resumo

Este artigo é um convite a um pensar/fazer decolonial, pela articulação entre pesquisa-intervenção e extensão universitária, enquanto uma das muitas opções possíveis à colonialidade que pode atravessar as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.  A partir de um estudo em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, realizado junto a membros de grupos historicamente marginalizados das universidades públicas (periféricos, negros, indígenas, assentados, campesinos, etc.) em um projeto de extensão, evidencia-se que o envolvimento com ações extensionistas oferece possibilidades interessantes de exercício do protagonismo e do diálogo nas trajetórias dos(as) envolvidos(as), dando visibilidade e audibilidade a saberes e experiências desqualificados. Enfatiza-se o papel do(a) pesquisador(a) na constituição de dinâmicas decoloniais para produção de conhecimento, junto aos subalternizados, para superação da colonialidade do saber e do ser.

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Biografia do Autor

Rafaella Eloy de Novaes, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa "Processos de Desenvolvimento e Cultura". Mestra em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa "Corpo, representações e marcadores sociais da diferença". É membro do GT Psicologia Dialógica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Interessa-se pelos seguintes temas: psicologia dialógica, ensino superior, extensão universitária, estudos interseccionais e decoloniais. Atualmente é psicóloga escolar no campus da UnB, em Planaltina-DF.

Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Universidade de Brasília

Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília aposentada e atual Pesquisadora Colaboradora Senior da mesma universidade. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Entre 2015 e 2016, realizou projeto pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade de Aalborg, Dinamarca. Concluiu, em 2009, Estágio Pós-doutoral em Psicologia, na Universidade Autônoma de Madri, Espanha, e antes, em Desenvolvimento Humano na Clark University, Worcester (MA), E.U.A (2005). É membro da Rede SPPREAD International (Social Pedagogy Practice, Research, and Development). Coordenadora de Plano de Trabalho financiado pelo programa Capes Print. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Psicologia do Desenvolvimento humano no curso de vida, com ênfase no desenvolvimento social no contexto urbano, das escolas e instituições do sistema de garantia de direitos tal como unidades de atendimento socioeducativo. Membro do LABMIS - Laboratório de Psicologia Cultural e coordenadora do Núcleo de Estudos das Adolescências Contemporâneas (GAIA). Membro do GT Psicologia Dialógica (ANPEPP) e da Rede Social Pedagogy Practice, Research and Development (SPPREAD). Membro do comitê científico da Revista Human Arenas (Springer), Cadernos CEDES (Unicamp) e Revista Nome (UFG). Autora das coletâneas "Psychology as a Dialogical Science: self and culture mutual development" (Springer, 2020). Adolescência, direitos humanos e socioeducação (Appris, 2017). "Psicologia dos processos de desenvolvimento humano: cultura e educação" (Alínea, 2016) e "Diversidade e cultura da paz na escola: contribuições da perspectiva sociocultural" (Mediação, 2012). É co-autora de diversas obras, entre as quais: "A ciência do desenvolvimento humano: desafios para a psicologia e a educação" (2014), "Docência na Socioeducação" (2014), Justiça juvenil: teoria e prática" (2014) e "Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas" (2012, 3ª edição). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (mestrado e doutorado), da Universidade de Brasília, em 2008, cargo ao qual retornou em 2010, até 2013. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD), gestão 2010-2012, e antes, a vice-presidente da mesma Associação na gestão 2008-2010. Membro do Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (ANPEPP), gestão 2016-2018 e 2018-2020.

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

ELOY DE NOVAES, R.; SANTOS LOPES DE OLIVEIRA, M. C. PESQUISA-INTERVENÇÃO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA OPÇÃO DECOLONIAL À PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 75, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.130194. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/130194. Acesso em: 30 nov. 2023.