PERSPECTIVAS INTERSECCIONAIS NA MÚSICA “AS GRANFINAS” DO DISCO QUARTO DE DESPEJO: CAROLINA MARIA DE JESUS CANTANDO SUAS COMPOSIÇÕES (1961)

Autores

  • Thainá de Santana Alencar Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0002-0605-2624
  • Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.125590

Resumo

A escritora brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977) denunciou, em sua obra mais difundida, Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), algumas das mazelas da sociedade brasileira como, por exemplo, a fome, o racismo, o classismo e o sexismo. Tais denúncias estão presentes também no disco homônimo, objeto deste estudo, lançado no ano seguinte: Quarto de despejo: Carolina Maria de Jesus cantando suas composições (1961). Deste modo, ao observar as perspectivas da interseccionalidade (AKOTIRENE, 2020) presentes no transcorrer das obras desta escritora, bem como o contexto sócio-histórico e o lugar de fala (RIBEIRO, 2020) que envolve a composição do disco, “As Granfinas”, objetiva-se verificar como se manifestam as intersecções entre raça, gênero e classe das personagens retratadas nessa música, tendo em vista que as representações femininas que surgem, apesar de compartilharem questões de gênero, são opostas: de um lado, a granfina, uma mulher branca confinada a construção mitológica da ideia de papéis de gênero, e de outro, a empregada estigmatizada às funções maternas e domésticas somadas ao racismo, em decorrência da soma da invenção colonial de gênero e raça.

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Biografia do Autor

Thainá de Santana Alencar, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduada em Letras, Artes e Mediação Cultural (LAMC), pela Universidade Federal da Integração
Latino-Americana (Unila) e mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (UNILA).

Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora de Língua Portuguesa/Espanhola Adicional na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, no Ciclo Comum de Estudos. Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH). Centro Interdisciplinar Letras e Artes (CILA).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

ALENCAR, T. de S. .; CORDEIRO RIBEIRO, S. B. PERSPECTIVAS INTERSECCIONAIS NA MÚSICA “AS GRANFINAS” DO DISCO QUARTO DE DESPEJO: CAROLINA MARIA DE JESUS CANTANDO SUAS COMPOSIÇÕES (1961). Organon, Porto Alegre, v. 37, n. 74, 2022. DOI: 10.22456/2238-8915.125590. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/125590. Acesso em: 28 mar. 2023.