ENTRE SIBILOS E CHIADOS DO /S/ EM CODA SILÁBICA: UM ESTUDO SOCIOFONÉTICO DE PERCEPÇÃO DIALETAL NA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.122778

Resumo

Neste trabalho, tomamos como objeto de estudo a (auto)identificação dialetal de pessoas naturais de Vitória da Conquista-BA e Salvador-BA expostas a estímulos com o /S/ pós-vocálico. Objetivamos, assim, investigar a autoidentificação dialetal de conquistenses e soteropolitanos, baseando-nos, para tanto, na percepção da realização variável do segmento fonológico em destaque. Sobre os pressupostos teórico-metodológicos, pautamo-nos na Sociofonética e na Dialetologia Perceptual. Em decorrência da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 em 2020, os estímulos para o teste de percepção, assim como as reações de participantes a esses estímulos, foram coletados remotamente. Os dados obtidos receberam tratamento estatístico a partir do software GoldVarb X e, com base nos resultados encontrados, constatamos que tanto os conquistenses quanto os soteropolitanos apoiam-se na realização palatalizada do referido segmento fonológico em dialetos diferentes dos seus para as tarefas de discriminar e identificar seu modo de falar, considerando que os valores dos pesos relativos para ambas as tarefas nos resultados dos testes das duas comunidades estão acima de 0.70.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Warley José Campos Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde também foi obtido o título de mestre em Linguística, e professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Colorado do Oeste, lotado na área de Letras/Língua Portuguesa.

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Linguística (UNICAMP) e Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística –PPGLin, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista.

Downloads

Publicado

2022-07-07 — Atualizado em 2022-07-08

Como Citar

CAMPOS ROCHA, W. J.; PACHECO, V. ENTRE SIBILOS E CHIADOS DO /S/ EM CODA SILÁBICA: UM ESTUDO SOCIOFONÉTICO DE PERCEPÇÃO DIALETAL NA BAHIA. Organon, Porto Alegre, v. 37, n. 73, p. 80–101, 2022. DOI: 10.22456/2238-8915.122778. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/122778. Acesso em: 9 fev. 2023.