“ESSE USO ESTÁ ADEQUADO?”: A PERCEPÇÃO DOS CARIOCAS SOBRE AS FORMAS TU e VOCÊ
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.122710Resumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre a percepção das formas tu e você na variedade carioca do PB. Para tanto, utilizamos uma metodologia experimental, por meio da aplicação de um teste de julgamento de adequação sociolinguística (CARVALHO, 2019). Nossa hipótese inicial era a de que existem diferenças quanto à percepção do uso de tu e você, relacionadas ao valor social das variantes e da ausência da concordância canônica de 2SG com tu (tu faz) na fala carioca. Adotamos, como pressupostos teóricos, a Sociolinguística Laboviana e a Pragmática Sociocultural. Os resultados evidenciaram julgamentos positivos para a forma você, independentemente do tipo de relação ou tipo de frase empregados, reforçando o caráter neutro de tal variante. O mesmo não se verificou para o tu, que recebeu julgamentos mais positivos nas relações simétricas do que nas relações assimétricas. Contrariando nossas expectativas, os resultados indicaram que a percepção sobre a forma tu parece não estar relacionada à ausência de concordância canônica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Organon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.