ENGAJAMENTO SOB O VIÉS DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM TEXTO MIDIÁTICO: ANÁLISE DE UM ARTIGO DE OPINIÃO DE MIRIAM LEITÃO

Autores

  • Carolina Zeferino Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-7959-8871
  • Letícia Domanski Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113364

Resumo

O presente artigo, fundamentado na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1985; 1994) e Halliday e Matthiessen (2014), aborda os recursos de posicionamento intersubjetivo em texto midiático, com base teórica voltada essencialmente para o Sistema de Avaliatividade da semântica do discurso (MARTIN; WHITE, 2005). O objetivo é reconhecer se a voz autoral é monoglóssica ou heteroglóssica com o intuito de compreender como são construídas as relações entre a autora e o seu público leitor. Para tanto, a análise, feita manualmente, concentra-se no subsistema de engajamento, com foco nas categorias monoglossia e heteroglossia e subcategorias de contração e expansão dialógicas. Os resultados revelaram um movimento de alternância entre monoglossia e heteroglossia ao longo do texto, revelando alta responsabilidade autoral, no primeiro caso, e uma abertura de canal comunicativo, no segundo, sem comprometer tal responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Zeferino Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Colégio Militar de Porto Alegre. 

Letícia Domanski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

PIRES, C. Z.; DOMANSKI, L. ENGAJAMENTO SOB O VIÉS DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM TEXTO MIDIÁTICO: ANÁLISE DE UM ARTIGO DE OPINIÃO DE MIRIAM LEITÃO. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 71–90, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113364. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113364. Acesso em: 23 abr. 2025.