LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS

Autores/as

  • Sheilla Andrade de Souza IFMG

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.111610

Resumen

É certo que as tecnologias digitais favoreceram a construção de textos orais e escritos, a partir de diferentes recursos de comunicação, sendo eles: palavras, sons, imagens, cores, diagramação, movimento. Assim, aumenta-se a noção de texto como sendo produto de escolhas, decisões, edições, conteúdo. Nessa perspectiva, o texto é o resultado de um trabalho semiótico. Com base nisso, este artigo consiste em um recorte de uma tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Objetiva-se discutir e apresentar uma proposta de atividade que consistiu na prática de leitura de texto imagético composto por múltiplos modos semióticos. A metodologia utilizada na pesquisa foi a Pesquisa Participante. Como resultado, percebeu-se que os alunos foram além da decodificação do código verbal e simples localização de informação. Eles apoiaram-se em experiências individuais, conhecimento de mundo e contexto social para a construção de sentido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sheilla Andrade de Souza, IFMG

Doutora em Estudos da Linguagem pelo CEFET-MG. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2013). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino de Língua Estrangeira pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2003). Graduada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2002). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Conselheiro Lafaiete. Desenvolve pesquisa na área do ensino de línguas em contexto técnico e tecnológico dentro da perspectiva dos novos e múltiplos letramentos e da multimodalidade.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

SOUZA, Sheilla Andrade de. LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 355–372, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.111610. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111610. Acesso em: 13 ago. 2026.