MAPAS MENTAIS E FLASHCARDS NO ENSINO DE ESPANHOL

Autores

  • Augusto Weiand Programa de Pós Graduação em Informática na Educação - PPGIE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório http://orcid.org/0000-0003-0117-1613
  • Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos Programa de Pós Graduação em Informática na Educação - PPGIE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.103748

Resumo

Este trabalho demonstra a utilização de flashcards e mapas mentais, apoiada pela Teoria Conectivista e pela Teoria da Atividade para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Através desses recursos tecnológicos e teorias educacionais, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada com duas turmas do ensino fundamental de espanhol, em uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul, da qual participaram 50 estudantes. Através de pesquisas (WAZIR et al., 2018; RAHMA, 2016; NAIR; FAREI, 2017), observa-se a eficácia da utilização de flashcards e mapas mentais de maneira separada.Contudo, o presente estudo tratou de unificar essas propostasde maneira inovadora, a qual resultou em um aumento médio de quase um ponto nas notas finais dos alunos da disciplina, se comparados o ano da aplicação do estudo com o anterior. Da mesma forma, qualitativamente foram observados ganhos tanto na aquisição da língua estrangeira, quanto no engajamento dos aprendizes e professores envolvidos.

PALAVRAS-CHAVE: mapas mentais; flashcards; aprendizado de espanhol.

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Biografia do Autor

Augusto Weiand, Programa de Pós Graduação em Informática na Educação - PPGIE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório

Atualmente é Doutorando em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS), e atua como Técnico em Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Osório. É Mestre em Ciência da Computação (PUCRS, 2016), Pós-Graduado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (FURG, 2018), Graduado em Licenciatura em Informática (FACOS, 2013) e Técnico em Informática para Internet (IFRS, 2013). Tem experiência na área de Desenvolvimento e Integração de Sistemas; Mineração de Dados; Interação Humano-Computador; Visualização de Dados e projetos de pesquisa financiados com agências de fomento como CNPq e IFRS.

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Publicado

2020-06-23

Como Citar

WEIAND, A.; BARCELLOS, P. da S. C. C. MAPAS MENTAIS E FLASHCARDS NO ENSINO DE ESPANHOL. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 68, p. 1–17, 2020. DOI: 10.22456/2238-8915.103748. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103748. Acesso em: 25 jun. 2025.