FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.103458

Resumo

Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de mapear os ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.

PALAVRAS-CHAVE: ODEA; Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira; Mediação; Tecnologia de Comunicação Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Motter Ludovico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Mestre em Letras; Licenciada em Letras - Português/Inglês. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-DV. A autora possui apoio e o fomento da UTFPR.

Patrícia Da Silva Campelo Costa Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação e em Linguística Aplicada; Mestre em Letras; Licenciada em Letras - Português/ Inglês. Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação e do Instituto de Letras - UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-06-23

Como Citar

LUDOVICO, F. M.; COSTA BARCELLOS, P. D. S. C. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 68, p. 1–15, 2020. DOI: 10.22456/2238-8915.103458. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458. Acesso em: 25 jun. 2025.