A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias

Autores/as

  • Francieli Motter Ludovico UFRGS
  • Jaqueline Molon
  • Aline Dubal Machado
  • Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos
  • Sérgio Roberto Kieling Franco

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.103443

Resumen

A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O objetivo deste estudo é compreender como acontece a integração da TCD na formação inicial de professores, partindo das concepções e atuações dos formadores. Assim, professores de dois cursos de licenciatura responderam a um questionário. Através do método da análise de conteúdo, os dados revelaram controvérsias. Os docentes têm consciência dos motivos para usar TCD, utilizam-na como recurso em algumas práticas, porém, nem sempre acontecem discussões e reflexões sobre seu uso e relevância. Evidencia-se a necessidade de vivenciar, refletir e dialogar sobre TCD, durante a formação inicial, construindo conhecimento para futura atuação. Logo, a universidade tem o papel de contemplar tais requisitos, a fim de possibilitar que a integração da TCD tenha um reflexo significativo posterior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-06-23

Cómo citar

LUDOVICO, F. M.; MOLON, J.; MACHADO, A. D.; BARCELLOS, P. da S. C. C.; FRANCO, S. R. K. A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores: concepções, práticas e controvérsias. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 68, p. 1–18, 2020. DOI: 10.22456/2238-8915.103443. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103443. Acesso em: 25 jun. 2025.