DIÁLOGO POLÊMICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MARAJÓ-PA: ANÁLISE DE UM RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Autores

  • Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.103428

Resumo

Este artigo pretende analisar o modo como o diálogo polêmico entre as culturas acadêmica e local é instaurado em um relatório de estágio produzido por um aluno-professor do PARFOR Letras do Marajó-PA. O embasamento teórico para a abordagem desse dialogo entre as referidas culturas está baseado em Bhabha (1998) e Canclini (2013), no campo dos estudos culturais, e em Bakhtin (2013), Maingueneau (1997) e Authier-Revuz (1990; 2004), no campo dos estudos discursivos. Analisa-se, enunciativa e discursivamente, a análise de um graduando feita de um texto de uma aluna do 8º ano de uma escola do Marajó. O indício da relação polêmica entre as culturas acadêmica e local se dá no movimento de interdição da cultura local.

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Biografia do Autor

Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Letras - Estudos Linguísticos, pelo PPGL da UFPA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém.

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

SILVA, H. E. F. da. DIÁLOGO POLÊMICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MARAJÓ-PA: ANÁLISE DE UM RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 70, p. 1–16, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.103428. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103428. Acesso em: 25 jun. 2025.