SABERES E FAZERES MUSICAIS APINAYÉ: O CASO DO RITUAL DO MEGRE MÔX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.103138

Resumo

Este artigo nasce de nossos estudos entre os Apinayé para nossa pesquisa de doutorado entre os anos 2012 e 2015. Este texto objetiva refletir sobre quem são os Apinayé, sua história de contatos e os seus saberes e fazeres musicais observados na performance ritual do período final de luto (Megrẽ Môx em língua Apinayé). A metodologia utilizada foi bibliográfica e de observação de campo, tendo, nossa análise, um cunho qualitativo. Os resultados mostram que a riqueza cultural Apinayé pode ser observada em vários rituais e cerimônias realizados durante a estação seca e que os saberes e fazeres musicais deste povo indígena são essenciais para a continuação de tais eventos.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-Doutor pela UnB/POSLIT. Professor da UFT e docente do PPG em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e do PPG em Ensino de Língua e Literatura (PPGL).  CAPES/CNPq.

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

RODRIGUES, W. SABERES E FAZERES MUSICAIS APINAYÉ: O CASO DO RITUAL DO MEGRE MÔX. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 70, p. 1–17, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.103138. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103138. Acesso em: 25 jun. 2025.