RELAÇÕES ENTRE TAREFAS E ATIVIDADES EM UM CURSO ONLINE DE LÍNGUA ADICIONAL

Autores

  • Gabriela da Silva Bulla Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Lia Schulz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.100897

Resumo

A partir da análise de dados gerados em um curso inteiramente online de português para falantes de espanhol, refletimos sobre modos de atualização das noções de gêneros do discurso, letramentos e aprendizagem enquanto práticas sociais tanto em seu design educacional quanto em sua implementação em ações sociais pelos participantes (professores, alunos e equipe pedagógica). Para tal, exploramos as complexas relações dialógicas entre tarefas e atividades pedagógicas envolvendo ambientes digitais como wiki do Moodle e chat do Skype, e sistematizamos discussões relevantes para o design de cursos online e para a formação de professores que desejam atuar em cursos de línguas adicionais a distância.

PALAVRAS-CHAVE: DESIGN EDUCACIONAL; AÇÃO SOCIAL; GÊNEROS DO DISCURSO; LETRAMENTOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Bulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Departamento de Línguas Clássicas e Vernáculas

Português como Língua Adicional

Lia Schulz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Departamento de Línguas Clássicas e Vernáculas

Português

Downloads

Publicado

2020-06-23

Como Citar

BULLA, G. da S.; SCHULZ, L. RELAÇÕES ENTRE TAREFAS E ATIVIDADES EM UM CURSO ONLINE DE LÍNGUA ADICIONAL. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 68, p. 1–21, 2020. DOI: 10.22456/2238-8915.100897. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100897. Acesso em: 25 jun. 2025.