Arquivos imagéticos e representação na produção audiovisual Pankararu do Sertão de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.139931

Palavras-chave:

Cinema Indígena, Etnoficção, Pankararu, Filmes Indígenas, Antropologia Visual

Resumo

O texto produz uma análise da produção fílmica dos Pankararu, através de material etnográfico coletado em pesquisas de campo na terra indígenas Pankararu. Essas produções fílmicas analisadas vêm de dois realizadores indígenas Alexandre e Ney Pankararu. Entre os trinta e oito filmes realizados entre os Pankararu até o ano de 2012 seleciona-se oito filmes para fazer parte dessa análise, filmes documentários de relato da situação do cotidiano e etnoficções produzidos a partir de narrativas e eventos provindos da tradição oral. Assim, desde a perspectiva dos Pankararu, o texto argumenta que essas produções fílmicas além de ser uma ferramenta capaz de veicular informação qualificada sobre a cultura desse povo, os filmes são também utilizados como um produtor de registros de si mesmos, mostrando os diferentes interesses indígenas não somente do ponto de vista Pankararu, mas dos indígenas que vivenciam semelhantes situações nos estados do Nordeste brasileiro, e por que não no Brasil e no mundo.

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Biografia do Autor

Renato Athias, PPGA/UFPE

https://orcid.org/0000-0002-5041-5496

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

ATHIAS, R.; FARIAS RIBEIRO , L.; SARAPÓ PANKARARU, G. Arquivos imagéticos e representação na produção audiovisual Pankararu do Sertão de Pernambuco . ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 25, n. 69, p. 410–446, 2024. DOI: 10.22456/1984-1191.139931. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/139931. Acesso em: 24 jun. 2025.