Moda em movimentos: considerações sobre a representação indígena na moda brasileira

Autores

  • Sarah Rocksane Araújo FECAP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.138051

Palavras-chave:

Comunicação, Publicidade, povos indigenas, imagem, diversidade

Resumo

O texto aborda a moda como um campo social em constante transformação, refletindo as mudanças culturais e sociais. As imagens de moda podem ser fundamentais para a análise sociológica, revelando ideologias, valores e tensões presentes nesse campo. O artigo apresenta uma análise das capas das revistas Elle e Vogue Brasil entre 2020 e 2022, questionando como as imagens, símbolos e narrativas indígenas são veiculados nessas publicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUDOT. François. Moda do Século. São Paulo: Cosac & Naify. 2008.

BARTH, Fredrik. 2000. “Os grupos étnicos e suas fronteiras”. In: Fredrick Barth & Tomke Lask (orgs.). O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de janeiro: Contra Capa Livraria

BARTHES, Roland. Sistema de moda. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

BELTING, Hans. 2006. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac & Naify.

BUITONI, Dulcília. Imprensa feminina. 2ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 1991.

CALDAS, Dario. Universo da moda. São Paulo: Anhembi Morumbi, 1999.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social. São Paulo, Ed. Senac, 2006.

PETRUCCELLI, José Luis. SABOIA, Ana Lucia. Características étnico-raciais da população: classificação e identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2QwjvQ7

HALL, Stuart. 2006. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A.

HINERASKY, Daniela A. Jornalismo de moda no Brasil: da especialização à moda dos blogs. Anais do VI Colóquio de Moda, 2010, Anhembi Morumbi, São Paulo – SP.

JECUPÉ, Kaká Werá. A terra dos mil povos: história indígena do brasil contada por um índio. 2. ed. São Paulo: Editora Peirópolis, 2020. 130 p.

JOFFILY, Ruth. O jornalismo e a produção de moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

KAMBEBA, Marcia Wayna. Ay Kakyri Tama. São Paulo: Editora Jandaíra, 2018. 72 p.

KADIWÉU, Idjahure. Tembetá. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2019. 206 p.

KOPENAWA, Davi. A queda do céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. 768 p.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. 128 p.

LAGROU, Els. 2009. Arte indígena no Brasil. Rio de Janeiro: C/Arte.

ROSSI, Túlio Cunha. Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século xxi. Tempo Social, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 235-255, 2017.

XAKRIABÁ, Edgar Kanaykô. Etnovisão: o olhar indígena que atravessa a lente. 2019. 130 f. Tese (Doutorado) - Curso de Antropologia, Antropologia Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

ARAÚJO, S. R. Moda em movimentos: considerações sobre a representação indígena na moda brasileira. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 25, n. 67, 2024. DOI: 10.22456/1984-1191.138051. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/138051. Acesso em: 27 abr. 2025.