Moda em movimentos: considerações sobre a representação indígena na moda brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.138051Palavras-chave:
Comunicação, Publicidade, povos indigenas, imagem, diversidadeResumo
O texto aborda a moda como um campo social em constante transformação, refletindo as mudanças culturais e sociais. As imagens de moda podem ser fundamentais para a análise sociológica, revelando ideologias, valores e tensões presentes nesse campo. O artigo apresenta uma análise das capas das revistas Elle e Vogue Brasil entre 2020 e 2022, questionando como as imagens, símbolos e narrativas indígenas são veiculados nessas publicações.
Downloads
Referências
BAUDOT. François. Moda do Século. São Paulo: Cosac & Naify. 2008.
BARTH, Fredrik. 2000. “Os grupos étnicos e suas fronteiras”. In: Fredrick Barth & Tomke Lask (orgs.). O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de janeiro: Contra Capa Livraria
BARTHES, Roland. Sistema de moda. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, Editora da Universidade de São Paulo, 1979.
BELTING, Hans. 2006. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac & Naify.
BUITONI, Dulcília. Imprensa feminina. 2ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 1991.
CALDAS, Dario. Universo da moda. São Paulo: Anhembi Morumbi, 1999.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social. São Paulo, Ed. Senac, 2006.
PETRUCCELLI, José Luis. SABOIA, Ana Lucia. Características étnico-raciais da população: classificação e identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2QwjvQ7
HALL, Stuart. 2006. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A.
HINERASKY, Daniela A. Jornalismo de moda no Brasil: da especialização à moda dos blogs. Anais do VI Colóquio de Moda, 2010, Anhembi Morumbi, São Paulo – SP.
JECUPÉ, Kaká Werá. A terra dos mil povos: história indígena do brasil contada por um índio. 2. ed. São Paulo: Editora Peirópolis, 2020. 130 p.
JOFFILY, Ruth. O jornalismo e a produção de moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
KAMBEBA, Marcia Wayna. Ay Kakyri Tama. São Paulo: Editora Jandaíra, 2018. 72 p.
KADIWÉU, Idjahure. Tembetá. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2019. 206 p.
KOPENAWA, Davi. A queda do céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. 768 p.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. 128 p.
LAGROU, Els. 2009. Arte indígena no Brasil. Rio de Janeiro: C/Arte.
ROSSI, Túlio Cunha. Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século xxi. Tempo Social, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 235-255, 2017.
XAKRIABÁ, Edgar Kanaykô. Etnovisão: o olhar indígena que atravessa a lente. 2019. 130 f. Tese (Doutorado) - Curso de Antropologia, Antropologia Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.