A escola pública e a cidade de Portão/RS: universos criados e observados por diferentes janelas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.137386

Palavras-chave:

Habitar. Escola. Cidade. Professoras aposentadas.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é identificar elementos presentes nas narrativas e imagens de professoras, hoje aposentadas, sobre as reminiscências de suas trajetórias em educação. Estas mulheres, que atuaram nos anos iniciais do ensino fundamental, tratam dos olhares da escola para a cidade e da cidade para a escola. Os diálogos apresentam observações por diversas janelas: das escolas, das residências de cada comunidade escolar, dos satélites para vislumbrar os espaços e dos meios de comunicação, visto que a etnografia ocorreu durante o distanciamento social por motivo da pandemia de Covid19.  Ao longo da investigação, pode-se perceber a construção da subjetividade de cada parceira de pesquisa e a forma como cada lugar se transformou, analisando-se por diferentes ângulos. Os universos criados, recriados e reinventados ao longo do tempo, são de aprendizado, sutilezas e afeto. Habitar estes espaços públicos, tanto da escola quanto da cidade, deixando marcas, é próprio de professoras e é relevante que sejam elas que narrem estes territórios existenciais.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Costa dos Passos Colling, Universidade Feevale

Pós-Doutoranda, Doutora e Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, participante do Grupo de Pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional (Feevale, CNPq). Pesquisa com foco em memória, cultura, mulheres, envelhecimento, urbanização, educação e saúde. Especialista em Arteterapia e graduada em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Possui aperfeiçoamento em Arte-Educação Integral e Contemporânea pelo Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais. Atua com assessoria em educação e como avaliadora de Feiras Multidisciplinares a nível escolar, de municípios do Vale do Rio do Sinos e na Mostratec. 

Magna Lima Magalhães, Universidade Feevale

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente do Curso de História da Universidade Feevale (RS/Brasil) e do Programa em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Ana Luiza Carvalho da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora nas Universidades: Denis Diderot - Paris VII, França; Freie Universität Berlin, Alemanha e d'Evry Val d’Essonne, França. Doutora em Antropologia (Université Paris Descartes, Paris V, França). Mestra em Antropologia Social (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professora colaboradora no Programa de Antropologia Visual/UFRGS e coordenadora de pesquisa do Banco de Imagens e Efeitos Visuais/ Laboratório de Antropologia Social/UFRGS.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

COLLING, S. M. C. dos P.; LIMA MAGALHÃES, M.; CARVALHO DA ROCHA, A. L. A escola pública e a cidade de Portão/RS: universos criados e observados por diferentes janelas . ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 25, n. 67, 2024. DOI: 10.22456/1984-1191.137386. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/137386. Acesso em: 27 abr. 2025.