A escola pública e a cidade de Portão/RS: universos criados e observados por diferentes janelas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.137386Palavras-chave:
Habitar. Escola. Cidade. Professoras aposentadas.Resumo
O objetivo principal deste artigo é identificar elementos presentes nas narrativas e imagens de professoras, hoje aposentadas, sobre as reminiscências de suas trajetórias em educação. Estas mulheres, que atuaram nos anos iniciais do ensino fundamental, tratam dos olhares da escola para a cidade e da cidade para a escola. Os diálogos apresentam observações por diversas janelas: das escolas, das residências de cada comunidade escolar, dos satélites para vislumbrar os espaços e dos meios de comunicação, visto que a etnografia ocorreu durante o distanciamento social por motivo da pandemia de Covid19. Ao longo da investigação, pode-se perceber a construção da subjetividade de cada parceira de pesquisa e a forma como cada lugar se transformou, analisando-se por diferentes ângulos. Os universos criados, recriados e reinventados ao longo do tempo, são de aprendizado, sutilezas e afeto. Habitar estes espaços públicos, tanto da escola quanto da cidade, deixando marcas, é próprio de professoras e é relevante que sejam elas que narrem estes territórios existenciais.
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