Educação Patrimonial: Seria essa uma Via para Revitalizar a Diversidade Cultural?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.121060Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Memória, Cultura, Pertencimento, Patrimônio Material e ImaterialResumo
Este artigo apresenta uma discussão acerca da efetividade da atuação das educações patrimoniais a médio e longo prazo, abordando os desafios para a preservação da memória coletiva e a contribuição de educadores patrimoniais para a revitalização desse registro. Investigou-se, também, a possibilidade de inserção da comunidade local, com enfoque em ambientes informais, buscando compreender a relação da população local com suas heranças culturais, a fim de contribuir para o fortalecimento dessa relação, estimulando a responsabilidade pela valorização e preservação do Patrimônio e da memória coletiva. A partir destas compreensões, iniciou-se a imersão no municipio de Quevedos/RS em junho de 2019 para dar início à pesquisa. Buscou-se a interlocução entre etnografia e pesquisa ação, se estabelecendo, como resultado, a elaboração de um plano de ação, pautado na efetiva participação da população local em todo o processo, para, posteriormente, realizar oficinas, palestras e debates que contemplarão história oral, narrativas escritas e fotografias para abarcar a cultura local de maneira abrangente.
Palavras-chave: Educação patrimonial. Cultura. Memória. Pertencimento. Patrimônio imaterial e material.Downloads
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