A sombria e verde terra ao sul do Equador: gênero e imagem no trabalho de Ruth Landes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.116392Palavras-chave:
Ruth Landes, Fotografia, GêneroResumo
Neste artigo analisamos a produção fotográfica de Ruth Landes no Brasil, com atenção especial às imagens das mães de santo e suas linhagens femininas. Diante desse material, obtido no acervo digital da National Anthropological Archives, tentamos situar a formação boasiana de Landes e sua incursão na agenda de pesquisa dos Estudos Africanos e dos Estudos Afro-americanos na década de 1930. Landes era uma mulher branca, solteira, judia e, aqui no Brasil, estrangeira, e são esses marcadores que articularam condições singulares de pesquisa e recepção de seu trabalho. Entendemos, por fim, que a salvaguarda do arquivo fotográfico e a produção escrita de memórias, mobilizado pela antropóloga entre as décadas de 1960 e 1990, são uma tentativa de resituar seu trabalho diante das preocupações contemporâneas da antropologia, bem como fornecer materiais inéditos para outros pesquisadores da áreaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY 4.0.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC 4.0. O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
-
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.