A sombria e verde terra ao sul do Equador: gênero e imagem no trabalho de Ruth Landes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.116392Palavras-chave:
Ruth Landes, Fotografia, GêneroResumo
Neste artigo analisamos a produção fotográfica de Ruth Landes no Brasil, com atenção especial às imagens das mães de santo e suas linhagens femininas. Diante desse material, obtido no acervo digital da National Anthropological Archives, tentamos situar a formação boasiana de Landes e sua incursão na agenda de pesquisa dos Estudos Africanos e dos Estudos Afro-americanos na década de 1930. Landes era uma mulher branca, solteira, judia e, aqui no Brasil, estrangeira, e são esses marcadores que articularam condições singulares de pesquisa e recepção de seu trabalho. Entendemos, por fim, que a salvaguarda do arquivo fotográfico e a produção escrita de memórias, mobilizado pela antropóloga entre as décadas de 1960 e 1990, são uma tentativa de resituar seu trabalho diante das preocupações contemporâneas da antropologia, bem como fornecer materiais inéditos para outros pesquisadores da áreaDownloads
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