A etnografia do "lado de lá":
pesquisa e antropologia em um contexto empresarial
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.106985Palavras-chave:
Antropologia, mercado de trabalho, EpistemologiaResumo
Nascida como mecanismo colonial e posteriormente incorporada às universidades, a antropologia se reconfigura como projeto e ferramenta de luta por direitos. Este artigo explora, por meio de uma etnografia da aproximação, a experiência de um antropólogo atuando em contexto empresarial. A pesquisa atendeu à demanda privada por um Diagnóstico de Percepção Social (DPS) para um empreendimento no Pará. Partindo de uma trajetória acadêmica, discuto os desafios teóricos, metodológicos e morais enfrentados ao realizar antropologia no “lado de lá”. Também analiso a entrada no mercado e as incertezas ligadas à busca por trabalho no setor privado. O tema ainda é pouco debatido, e antropólogos se veem entre a necessidade de se sustentar e os valores éticos da disciplina. Defendo que esses dilemas refletem transformações contemporâneas do lugar e papel da antropologia no mundo e exigem um debate franco sobre as práticas profissionais, bem como o reconhecimento da diversidade de atuações e a garantia de direitos a quem exerce o ofício.
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