Comida, canto e dança: a circulação de dons na festa do gambá para São Benedito
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.95382Keywords:
Festas de santo, São Benedito, Gambá.Abstract
Este ensaio apresenta uma seleção de imagens produzidas na festividade de São Benedito, em Almeirim/PA, em 2017. A ocasião era a da gravação de um documentário etnográfico sobre a celebração, e algo que chamou atenção foi a centralidade da comida nos ritos que a compõem. Durante dez dias seguidos de festa, observou-se uma sequência de dádivas ritualmente ofertadas e retribuídas no contexto de almoços e jantares promovidos para os foliões de São Benedito por diversos anfitriões. Em troca, os foliões executam músicas genericamente conhecidas como gambá, as quais são acompanhadas por dançarinos e dançarinas vinculadas ao grupo. A cena se repete, invariavelmente, a cada refeição, ao longo de toda a festa, de modo que comida, canto e dança se tornam dons em intensa circulação.
Downloads
References
ÁVILA, Cristian P. Os Argonautas do Baixo Amazonas. 2016. 423 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
BRAGA, Sérgio Ivan Gil. Festas religiosas e populares na Amazônia: algumas considerações sobre cultura popular. In: BRAGA, Sergio I. G. (Org.). Cultura popular, patrimônio imaterial e cidades. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2007.
CAVALCANTI, Maria Laura V. C.. Os sentidos no espetáculo. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 45, n. 1, p. 37-78, 2002.
NOGUEIRA, Wilson. Festas amazônicas: boi-bumbá, ciranda e sairé. Manaus: Editora Valer, 2008.
VAZ FILHO, Florêncio A. A emergência étnica de povos indígenas no Baixo Rio Tapajós, Amazônia. 2010. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.