Reflexões entre fotografia, antropologia e patrimônio
Associação Fotoativa
Palavras-chave:
Antropologia, Fotografia, Patrimônio CulturalResumo
A partir do histórico de atuação da Associação Fotoativa e dos seus desdobramentos na produção fotográfica paraense e ocupação do espaço urbano da cidade de Belém, quais reflexões podem ser possíveis para o campo do patrimônio quando temos a fotografia como ponto de partida? Para realizar esta pesquisa, os dados historiográficos sobre a fotografia paraense da década de 1980 em diante (Mokarzel, 2014) e (Maneschy, 2012). Para uma análise antropológica, analisar as características únicas do seu processo de construção e de relação com os sujeitos (Geertz, 1997), a fotografia paraense – atravessada pela Fotoativa – constitui um sistema de pensamento (Samain, 2018) e de signos culturais em constante mudança que possuem e representam valores de grupos
sociais (Fernandes; Rocha; Carelli, 2021). É a partir dessa atuação que a associação pode desempenhar um papel de transformação social quando pensamos o histórico de atuação da associação dentro da cadeia operatória do patrimônio (Barboza; Mendonça, 2024)
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