Cara, é mágica: a sensibilidade etnográfica da pessoa com baixa visão
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.134959Palavras-chave:
baixa visão, Subjetivação, etnografia, deficiênciaResumo
Partindo das narrativas de pessoas sobre suas experiências visuais, o artigo objetiva compreender a baixa visão na chave da subjetivação. Trata-se, portanto, de ir além das definições biomédicas da baixa visão para entendê-la como uma realidade corpórea, relacional e situada fundamental para a formulação de modos de ser e estar no mundo. Como recurso analítico para refletir sobre as formas de subjetivação das pessoas com baixa visão, o artigo propõe uma analogia com a etnografia. Ou seja, o argumento do artigo convida o leitor a pensar a baixa visão como uma espécie de etnografia, assim como a ler a própria etnografia como uma forma ‘aleijada’ de produção do conhecimento.
Downloads
Referências
ASAD, Talal. Introdução à Anthropology and the Colonial Encounter. Ilha, Florianópolis, v. 19. n. 2, p. 313-327, dez. 2017.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
______. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
CLIFFORD, James. Introdução: verdades parciais. In: CLIFFORD, J.; MARCUS, G. (org.). A escrita da cultura: poética e política da etnografia. Rio de Janeiro: EdUERJ/Papéis Selvagens, 2017.
CSORDAS, Thomas. Corpo/significado/cura. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008.
MALUF, Sônia. Por uma antropologia do sujeito: da pessoa aos modos de subjetivação. Campos, Curitiba, v. 14, n. 1/2, p. 131-158, 2013.
MCGRANAHAN, Carole. What is ethnography? Teaching ethnographic sensibilities without fieldwork, Teaching Anthropology, Londres, v. 4, p. 23-36, 2014.
MELLO, Anahí Guedes; AYDOS, Valeria; SCHUCH, Patrice. Aleijar as antropologias a partir das mediações da deficiência. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 28, n. 64, p. 7-29, set./dez. 2022.
PEREIRA, Everson F. Veena Das, sofrimento social e os usos do trabalho do tempo. Porto Alegre, não publicado.
RIOS, Clarice; PEREIRA, Éverton Luís; MEINERZ, Nádia. Apresentação: perspectivas antropológicas sobre deficiência no Brasil. Anuário Antropológico, Brasília, v. 44, n. 1, p. 29-42, 2019.
TOREN, Christina. Mind, materiality and history: explorations in Fijian ethnography. Londres: Routledge, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.