Colonialismos e discursos raciais: as Castas de Luis de Mena e o criollismo no México do século XVIII

Autores

  • Juliana Proenço de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

A pintura Castas de Luis de Mena traz uma combinação incomum de elementos: a Virgem de Guadalupe, algumas das misturas de raças no México do século XVIII e frutas tropicais. Por que colocar em uma só tela três gêneros que funcionam bem sozinhos? A partir de uma análise interpretativa do quadro, e de textos sobre ele e sobre o contexto colonial mexicano, conclui-se que a mistura servia ao discurso criollista corrente em sua época, permitindo reflexões sobre a formação social da América Latina.

Palavras-chave: Pintura de castas. Luis de Mena. Criollismo. México. Pintura no século XV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Proenço de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, cursa, atualmente, o oitavo semestre do Bacharelado em História da Arte na mesma universidade.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

de Oliveira, J. P. (2018). Colonialismos e discursos raciais: as Castas de Luis de Mena e o criollismo no México do século XVIII. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 3(3), 8–25. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/85529

Edição

Seção

Artigos