A NAVEGAÇÃO FLUVIAL E A GUERRA DO CONTESTADO: vapores, território e desenvolvimento regional no Sul do Paraná e Planalto Norte Catarinense
Palavras-chave:
Navegação Fluvial, Rio Iguaçu, Guerra do ContestadoResumo
Este artigo investiga a relação entre a navegação fluvial nos rios Iguaçu, Negro e seus afluentes (1882 a 1954) e a Guerra do Contestado (1912-1916). Examinou-se a intersecção entre a Guerra do Contestado e a navegação fluvial no rio Iguaçu, destacando a importância econômica da erva-mate e seu impacto no desenvolvimento regional. A navegação pelo rio Iguaçu foi vital para a economia ervateira, permitindo o transporte eficiente do produto desde as áreas de produção até os centros de exportação. No final do século XIX, a introdução dos barcos a vapor no rio revolucionou o transporte de mercadorias, impulsionando o desenvolvimento econômico das localidades ribeirinhas. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, estruturando-se em três procedimentos principais: investigação, interpretação, análise e produção dos resultados. Foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram analisados por meio do cruzamento de informações entre a literatura especializada e os jornais do período disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira, que fornecem uma perspectiva contemporânea sobre os eventos. Concluiu-se que a Guerra do Contestado interrompeu essa dinâmica, evidenciando a vulnerabilidade da economia regional diante de conflitos e a importância da segurança das vias de transporte fluvial. Este estudo contextualizou esses eventos históricos e econômicos, utilizando fontes contemporâneas para ilustrar a complexa relação entre guerra, economia e desenvolvimento urbano na região do rio Iguaçu.
Downloads
Referências
ANSBACH, Osmar. Desenvolvimento Urbano e Navegação Fluvial no Paraná e Santa Catarina. Revista de Estudos Regionais, 2010.
ANSBACH, Osmar. Navegando na memória: o patrimônio cultural da extinta Hidrovia do Rio Iguaçu. 2008. 137 f. Dissertação (Mestrado em Geografia – Área de Concentração em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.
BACH, Arnoldo Monteiro. Vapores. Ponta Grossa: UEPG, 2006.
CARVALHO, Fernando Setembrino de. Relatório apresentado ao general José Caetano de Faria, ministro da Guerra, pelo comandante das forças em operações de guerra no Contestado. Rio de Janeiro: Imprensa Militar, 1916.
CORONEL ARTHUR DE PAULA. O brioso paranaense é sepultado em São Matheus. Diário da Tarde (PR), a. XVII, n. 4915. Curitiba, 12 out. 1914
EHLKE, Cyro. A Conquista do Planalto Catarinense: bandeirantes e tropeiros do "sertão de curitiba". Rio de Janeiro: Laudes, 1973.
FANÁTICOS. O Dia (SC), ano XIV, n. 7556. Florianópolis/SC, 7 jul. 1914.
FANÁTICOS E BANDOLEIROS. Diário da Tarde (PR), a. XVII, n. 4928. Curitiba, 29 out. 1914.
FARAH, Audrey Lilian De Souza. São Mateus do Sul 100 anos: colaboração Chico Guil. Curitiba: Arte, 2012.
FRAGA, N. C. Vale da Morte: O Contestado visto e sentido. Entre a cruz de Santa Catarina e a espada do Paraná. Blumenau: Ed. Hemisfério Sul, 2010.
GOULARTI FILHO, Alcides. Navegação fluvial a vapor em Santa Catarina e o desempenho da Companhia de Navegação Fluvial a Vapor Itajahy-Blumenau. Revista Esboços, v. 16, n. 21, p. 159-180, 2021.
GOVERNO DICESANO. A República (PR), ano XXIX, n. 292. Curitiba/PR, 12 dez. 1914.
GUDAS, Diego. A Trajetória do Vaqueano Pedro Leão de Carvalho, o Pedro Ruivo, e sua Relação com o Movimento Sertanejo do Contestado. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade do Contestado (UnC), Canoinhas/SC, 2021.
GUDAS, Diego; ALVES, Jorge Amaro Bastos. Localidade de Santa Leocádia, Canoinhas/SC: apontamentos históricos acerca de sua origem e de sua vinculação à guerra do contestado. Revista Húmus, v. 14, n. 43, 25 Nov 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/24639. Acesso em: 22 mai 2025.
GUIMARÃES, Simone Koniski. Estado e patrimônio cultural: a memória da hidrovia do Rio Iguaçu (PR)/ Simone Koniski Guimarães. Ponta Grossa, 2017. 130f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território - Área de Concentração: Gestão do Território: Sociedade e Natureza), Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Prof. Dr. Leonel Brizolla Monastirsky. Acesso em 20 de maio de 2024.
LANGE, Francisco Lothar Paulo. Iguaçu: um caminho pelo rio. Curitiba; F L P. Lange, 2005.
MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e a atuação das chefias caboclas (1912-1916). Campinas, SP: Unicamp, 2004
MANSUR, Aziz (org.). Cinquentenário da Navegação do Iguaçu e seus Afluentes. Curitiba, 1932.
OS FANÁTICOS. Diário da Tarde (PR), ano XVII, n. 4714. Curitiba/PR, 16 jun. 1914, p. 3
OS FANÁTICOS DO CONTESTADO. A Época (RJ), ano III, n. 798. Rio de Janeiro/RJ, 31 out. 1914.
PEIXOTO, Demerval. A campanha do contestado: episódios e impressões. 2. ed. Rio de Janeiro: 1920.
PELO CONTESTADO. O Regresso a esta capital de s. exa. o sr. Dr. Carlos Cavalcanti, Presidente do Estado, e de seus secretários. A República (PR), ano XXIX, n. 97. Curitiba/PR, 27 abr. 1914.
POYER, Viviani. Fronteiras de uma Guerra: imigração, diplomacia e política internacional em meio ao movimento social do contestado 1907-1918. Orientador: Paulo Pinheiro Machado. 2018. 350 p. Tese (Doutorado em História Cultural) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
QUEIROZ, Maurício Vinhas de. Messianismo e conflito social: a Guerra Sertaneja do Contestado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
RIESEMBERG, Alvir. A instalação Humana no vale do Iguaçu. 1973. Curitiba.
TAUNAY, Alfredo d‘Escragnolle. Excursão no Rio Iguassu. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. LIII, parte I, p. 215 - 241, 1890.
TRISTE AGONIA DO RIO IGUAÇU. Gazeta do Povo, 10 jun. 2017. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/a-triste-agonia-do-rio-iguacu-3vsbfjopn4ishus6okn3vwfv2/>. Acesso em: 11 jul. 2024.
TOKARSKI, Fernando. Cronografia do Contestado: Apontamentos Históricos da Região do Contestado e do Sul do Paraná. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2002.
UM FRADE EM MISSÃO PACÍFICA NO INTERIOR. A Noite (RJ), ano IV, n. 1022. Rio de Janeiro/RJ, 29 out. 1914.
VIAGEM PRESIDENCIAL. O sr. dr. Presidente do Estado percorre o Contestado. A República (PR), ano XXIX, n. 96. Curitiba/PR, 25 abr. 1914
VOLTOLINI, Anderson Francisco Floriani. A questão de limites de terras entre Santa Catarina e Paraná: uma análise das mensagens de governadores de 1900 a 1916. Revista Santa Catarina em História, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 31-38, 2009.


