A CASA GRANDE SURTA: Educação na perspectiva decolonial

Autores

Palavras-chave:

Educaçãi antirracista, Feminismo Negro, Eurocentrismo, Infâncias Negras, Formação Docente

Resumo

O artigo aborda as desigualdades estruturais e raciais no sistema educacional brasileiro, analisando práticas pedagógicas racistas e eurocêntricas que desumanizam as infâncias negras. Fundamentado em uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, dialoga com autores como Audre Lorde, Aimé Césaire e Aníbal Quijano, integrando pedagogia decolonial, Feminismo Negro e estudos antirracistas. Propõe estratégias como formação continuada de professores, inclusão de conteúdos afro-brasileiros no currículo, criação de espaços seguros e combate ao racismo pedagógico. O texto defende a construção de uma educação antirracista e decolonial, comprometida com a justiça social, equidade e valorização da diversidade cultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Hilario, Universidade Federal de Rondônia

Professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia Coordenadora da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas Membra da Governança dos "Cadernos de Gestão Pública e Cidadania"/FGV Líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde
Porto Velho - RO Membra do Núcleo de Pesquisa Brasil - África/USP Membra do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados da USP/IEA/USP Conselheira do Conselho Econômico de Desenvolvimento Social Sustentável da Presidência da República

Eduarda Vieira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pedagoga pela Universidade Federal de Rondônia (2019-2023)

Mestranda em educação pela Universidade Federal de Rondônia (2024-2026)

Pesquisadora e Ativista pela universidade Federal de Rondônia

Mirian Rodrigues Pedrosa Pedrosa, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Física pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (2020),  graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet pela Faculdade de Tecnologia São Mateus (2008), Mestre em Educação (2025). Tem experiência na área de Física, com ênfase em ciências exatas, atuando principalmente nos seguintes temas: história da física, inovação, ensino de física, cotidiano e palestra lúdica. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Ativismo Audre Lorde.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo. Editora Jandaíra, 2019.

CAVALLEIRO, Eliane. RACISMO E ANTI-RACISMO NA EDUCAÇÃO: repensando nossa escola. São Paulo. Selo Negro, 2001.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. 2. ed. Curitiba. Livraria Livros & Livros, 2010.

GOMES, Nilma Lino. EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: Refletindo sobre Algumas Estratégias de Atuação. In: MUNANGA, Kabengele (Org.), Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 204-221.

HOOKS, bell. ENSINANDO A TRANSGREDIR: a educação como prática da liberdade. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2013.

LORDE, Audre. IRMÃ OUTSIDER: Ensaios e Conferências. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2019.

MAIA, Fernando Joaquim Ferreira; FARIAS, Mayara Helenna Veríssimo de. COLONIALIDADE DO PODER: a formação do eurocentrismo como padrão de poder mundial por meio da colonização da América. Interações, Campo Grande, v. 21, n. 3, p. 577-596, jul./set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.20435/inter.v21i3.2300.

NASCIMENTO, Abdias do. O QUILOMBISMO: documentos de uma militância pan-africanista. 3. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2018.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires. CLACSO, 2005.

SANTOS, Maria José. REFLEXÕES SOBRE NEGRAS (IN) CONFIDÊNCIAS: Bullying não. Isto é racismo. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 4, n. 1, p. 235, jan./mar. 2015.

Downloads

Publicado

01-04-2025

Como Citar

Hilario, R., Vieira, E., & Pedrosa, M. R. P. (2025). A CASA GRANDE SURTA: Educação na perspectiva decolonial. Revista Húmus, 15(44). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/humus/article/view/150701

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.