Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A produção submetida é original/inédita e está redigida em português, espanhol, francês ou inglês.
  • O texto está escrito em espaço duplo e tem até 10 mil palavras, incluindo referências e notas (11 mil no caso de pesquisa empírica, que deve apresentar a metodologia e a forma de processamento dos dados). O texto está acompanhado de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras e mais quatro palavras-chave, além de uma versão em inglês do resumo (Abstract), nos mesmos padrões, com quatro palavras-chave (Keywords) e a versão em inglês do título do artigo.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. 

  • O número máximo de autores em cada artigo não deve exceder quatro (4). Aceitamos a submissão de somente um trabalho por autor/a para cada chamada de artigos. As/os autoras/es que tiverem seus trabalhos publicados devem observar o intervalo de 18 meses, a contar da data da publicação, antes de realizarem a submissão de um novo artigo. 

  • A publicação dos artigos está condicionada à aprovação da Comissão Editorial Executiva, considerando pareceres de consultores externos.

  • Imagens que façam parte do artigo (figuras e gráficos, inclusive) devem ser enviadas em formato TIFF (sem compressão) e resolução de 300dpi no tamanho final pretendido para a impressão. Largura máxima: 12 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1417x1890 pixels).
  • O padrão adotado pela revista para citações e referências segue as normas da ABNT NBR 10520 e NBR 6023, respectivamente. Para mais, veja as orientações acima.

  • Os artigos está em formato DOC (Word até 2007) ou DOCX (Word 2010 em diante).

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO, IMPORTANTE

Bem-vindas/os autoras/es

Horizontes Antropológicos publica números temáticos. Certifique-se de que sua proposição está alinhada com nossa chamada de artigos em aberto em https://www.ufrgs.br/ppgashorizontesantropologicos/ 

Para que sua submissão seja aceita e enviada para avaliação, atente para o seguinte no preenchimento dos campos do formulário:

1) Forneça seu registro de ORCID. Caso não possua um, registre-se gratuitamente em https://orcid.org/ 

2) Informe corretamente sua afiliação institucional (instituição, cidade, país). Caso seja pesquisador/a independente, coloque esta informação

3) O artigo deve ser enviado em Word, sem identificação das/os autoras/es ou qualquer outra que possa identificá-las/os. Esses dados constarão na versão final, caso o artigo seja aprovado para publicação. Atente para as propriedades do documento. Elimine as marcas digitais que possam identificá-la/o (veja mais sobre isso nas Orientações abaixo)

4) Na redação, observe as normas da ABNT em relação a fontes e espaçamentos

5) Aceitamos textos com até 10 mil palavras (11 mil no caso de pesquisa empírica, no qual deve ser especificada a metodologia e a forma de processamento dos dados), contando resumo, palavras-chaves, notas e referências.

Leiam com atenção as Instruções às(aos) autoras(es):

Horizontes Antropológicos é um periódico comprometido com as boas práticas e a ética na gestão dos manuscritos, expressas nas orientações abaixo:

1 – Horizontes Antropológicos publica trabalhos originais/inéditos sob a forma de artigos e entrevistas, em português, espanhol, francês ou inglês.

1.1 – As(Os) autoras(es) que tiverem seus trabalhos publicados devem observar o intervalo de 18 meses, a contar da data da publicação, antes de realizarem a submissão de um novo artigo.

2 – O número máximo de autoras(es) por artigo é quatro. Aceitamos a submissão de somente um trabalho por autor(a) para cada chamada de artigos.

2.1 – A submissão de trabalhos deve ser realizada na plataforma SEER (https://seer.ufrgs.br/horizontesantropologicos) e as(os) autoras(es) devem obrigatoriamente informar os seguintes dados: nome, ORCID, email, afiliação institucional (especificando cidade, estado e país da instituição). Para assegurar a integridade da avaliação às cegas pelos pares, as(os) autoras(es) devem excluir qualquer identificação de autoria nos textos, inclusive em referências e notas de rodapé. Em arquivos do Microsoft Office e PDF (Adobe Acrobat), a identificação de autoria deve ser removida das propriedades do documento. Não aceitamos a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.

2.2 – Caso haja interesse das(os) autoras(es), os artigos podem ser disponibilizados previamente na modalidade preprint em https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/index. Para isso, é necessário o aceite das exigências de conformidade com a Ciência Aberta (solicite o formulário pelo email horizontes@ufrgs.br). Neste formulário, as(os) autoras(es) informam: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação pelos pares.

2.3 – Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores à pesquisa comunicada, o texto final, no caso de aprovação para publicação, deve informar ao final, de modo preciso, as contribuições específicas de cada autor(a). As(Os) autoras(es) também devem especificar formalmente se há ou não possíveis conflitos de interesse na realização e comunicação de suas pesquisas.

2.4 – Os artigos devem ter um título que represente de forma objetiva seu conteúdo, ser escritos em espaço duplo e ter até 10 mil palavras, incluindo referências e notas. Caso se trate de artigo sobre pesquisa empírica, o texto pode chegar a 11 mil palavras e deve apresentar a metodologia empregada: como as observações foram coletadas; de onde e como as observações foram extraídas, quais documentos e arquivos foram consultados, em que local e data; quais perguntas de quais surveys foram analisadas; em que contexto, local e data/período foi realizado o trabalho de campo; quantas pessoas foram entrevistadas; qual roteiro foi utilizado; qual técnica de observação foi empregada, etc. Deve ainda explicitar como as observações foram analisadas, quais foram os métodos e técnicas utilizadas na produção de cada gráfico, tabela, figura, descrição e interpretações defendidas.

2.5 – Os artigos devem vir acompanhados de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras, e de mais quatro palavras-chave, bem como de uma versão em inglês do resumo (abstract), nos mesmos padrões, com quatro palavras-chave (keywords) e versão em inglês do título. No caso de originais em inglês, essas informações devem, também, trazer a versão em português.

3 – O padrão adotado pela revista para citações e referências segue as normas da ABNT NBR 10520 e NBR 6023, respectivamente.

3.1 – As notas explicativas devem vir no rodapé da página e as referências devem vir após o texto, ordenadas alfabeticamente.

3.2 – No corpo do texto, a indicação de referência nas citações diretas deve trazer autor(es), ano de publicação e página(s); nas citações indiretas a indicação de página é opcional, conforme os modelos:

Segundo Hassen (2002, p. 173): “Há uma grande carência de materiais didáticos nesse campo, principalmente se aliados à ludicidade.”

Sabemos que há “[…] uma grande carência de materiais didáticos nesse campo […]” (Hassen, 2002, p. 173).

Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo (Hassen, 2002).

Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo, segundo Hassen (2002).

Sabemos da grande carência de materiais didáticos nesse campo, segundo Hassen (2002, p. 173).

3.3 – As citações diretas com mais de três linhas, no texto, devem ser destacadas com recuo e corpo menor de letra, sem aspas, em espaço simples; transcrições das falas dos informantes seguem a mesma norma, conforme o modelo:

[…] regras de comportamento explícitos às quais os indivíduos se referem conscientemente, e que se fundam sobre justificações ou princípios filosóficos, ideológicos ou políticos, ou sobre o surgimento de novas aspirações individuais ou coletivas. (Bozon, 1995, p. 124).

3.4 – As referências, no final do texto, devem seguir os modelos:

3.4.1 – Livro (e guias, catálogos, dicionários, etc.) no todo: autor(es), título (em itálico e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação:

DUMONT, L. Homo hierarchichus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: EDUSP, 1992.

FORTES, M.; EVANS-PRITCHARD, E. E. (ed.). African political systems. Oxford: Oxford University Press, 1966.

MINISTÉRIO DE SALUD. Unidade Coordinadora Ejecutora VIH/SIDA y ETS. Boletín de SIDA: programa nacional de lucha contra los retrovirus del humano y SIDA. Buenos Aires, mayo 2001.

3.4.2 – Parte de livro (fragmento, artigo, capítulo em coletânea): autor(es), título da parte seguido da expressão “In:”, autor(es) do livro, título (em itálico e separado por dois-pontos do subtítulo, se houver), número da edição (se indicado), local, editora, ano de publicação, página(s) da parte referenciada:

VELHO, O. Globalização: antropologia e religião. In: ORO, A. P.; STEIL, C. A. (org.). Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 25-42.

3.4.3 – Artigo/matéria em periódico (revista, boletim, etc.): autor(es), título do artigo, nome do periódico (em itálico), local, ano e/ou volume, número, páginas inicial e final do artigo, data.

CORREA, M. O espartilho de minha avó: linhagens femininas na antropologia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 3, n. 7, p. 70-96, out. 1997.

3.4.4 – Artigo/matéria em jornal: autor(es), título do artigo, nome do jornal (em itálico), local, data, seção ou caderno, página (se não houver seção específica, a paginação precede a data):

TOURAINE, A. O recuo do islamismo político. Folha de S. Paulo, São Paulo, 23 set. 2001. Mais!, p. 13.

SOB as bombas. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 2, 22 mar. 2003.

3.4.5 – Trabalhos acadêmicos: referência completa seguida do tipo de documento, grau, vinculação acadêmica, local e data da defesa conforme folha de aprovação (se houver):

GIACOMAZZI, M. C. G. O cotidiano da Vila Jardim: um estudo de trajetórias, narrativas biográficas e sociabilidade sob o prisma do medo na cidade. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

3.4.6 – Evento no todo: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora e data de publicação:

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos [...] Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998.

3.4.7 – Trabalho apresentado em evento: autor(es), título do trabalho apresentado seguido da expressão “In:”, nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, resumos, etc., em itálico), local de publicação, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada:

STOCKLE, V. Brasil: uma nação através das imagens da raça. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos [...] Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998. p. 33.

3.4.8 – Documento em meio eletrônico: acrescenta-se à referência a descrição física do suporte (CD-ROM, disquete, etc.); para documentos consultados online, indica-se o endereço completo e a data de acesso (dia, mês e ano):

CEISAL – CONGRESO EUROPEO DE LATINOAMERICANISTAS, 3., 2002, Amsterdam. Cruzando fronteras en América Latina. Amsterdam: CEDLA: Radio Nederland Wereldomroep. 1 CD-ROM.

ALVES, D. Notas sobre a condição do praticante budista. Debates do NER, Porto Alegre, ano 7, n. 9, p. 57-80, jan./jun. 2006. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/2767/1382. Acesso em: 5 jun. 2013.

3.5 – Nos textos, evitar o uso de mais de uma fonte; usar inicial maiúscula somente quando imprescindível; os recursos tipográficos devem ser utilizados uniformemente:

  1. a) itálico: para palavras estrangeiras, não dicionarizadas e ênfase;
    b) aspas duplas: citações diretas com menos de três linhas, citações de palavras individuais ou palavras cuja conotação ou uso mereça destaque;
    c) negrito e sublinhado: devem ser evitados.

4 – Imagens que façam parte do artigo (figuras e gráficos inclusive) devem ser enviadas em formato TIFF (sem compressão) e resolução de 300 dpi no tamanho final pretendido para a impressão. Largura máxima: 11,6 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1368 x 1890 pixels).

5 – As figuras (fotos, ilustrações, etc.) precisam estar liberadas para reprodução e publicação, qualquer que seja a sua origem: imagem disponível online, extraída de material com referência bibliográfica, pertencente a acervo, etc.

Para cada imagem a ser publicada no artigo é necessário informar em qual tipo de licença de reprodução ela se encaixa e fornecer os dados complementares, por exemplo:

1) se de autoria própria, atestar por escrito essa origem e que a sua reprodução não fere os direitos de outrem, como, por exemplo, o direito de imagem de pessoas fotografadas.

2) se de domínio público, indicar origem confiável dessa informação e fornecer os créditos adicionais que devem acompanhar a imagem;

2.1) observar que imagens de acervo de museu ou coleção podem ser em si de domínio público, mas permanece a necessidade de autorização do responsável pela sua guarda, seja público ou privado, conforme disposto no item 5, a seguir;

3) se liberada de antemão na fonte, indicar onde consta essa informação e fornecer os créditos adicionais que devem acompanhar a imagem;

4) se licenciada sob Creative Commons, indicar sob qual modalidade específica dessa licença (tipo e versão) e fornecer os créditos adicionais que devem acompanhar a imagem;

5) se imagem com copyright, fornecer por escrito a autorização do detentor de direitos autorais e informar também as suas exigências quanto ao crédito que deve acompanhar a imagem; ao fazer o pedido de autorização, é fundamental informar ao detentor de direitos autorais que o artigo será publicado sob uma licença Creative Commons de tipo CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), pois é a partir desse dado que ele poderá decidir sobre a autorização e seus termos e condições.

Na autorização é necessário constar:

5.1) o nome do/a autor/a do artigo;

5.2) que se destina a publicação em Horizontes Antropológicos;

5.3) a descrição da imagem que está sendo autorizada, de modo que seja possível identificá-la.

6 – A publicação dos artigos será decidida pelas(os) editoras(es) da revista e organizadoras(es) do número temático, levando em consideração pareceres de consultoras(es) externas(os).

7 – Para alargar a captação de colaborações, Horizontes Antropológicos faz ampla divulgação da temática de seus números já programados e respectivas(os) organizadoras(es) na contracapa de seus números, em seu website (https://www.ufrgs.br/ppgashorizontesantropologicos/), em redes sociais, em blogs especializados e em boletins de associações profissionais de ciências sociais.

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

 

Instrucciones a las(os) autoras(es)

Horizontes Antropológicos es una revista comprometida con las buenas prácticas y la ética en la gestión de manuscritos, expresada en los siguientes lineamientos:

1 – Horizontes Antropológicos publicará trabajos inéditos bajo la forma de artículos y entrevistas, en portugués, español, francés o inglés.

1.1 – Las(Los) autoras(es) que tengan su trabajo publicado deben observar el intervalo de 18 meses, desde la fecha de publicación, antes de enviar un nuevo artículo.

2 – El número máximo de autoras(es) por artículo es cuatro. Aceptamos la presentación de un solo trabajo por autor(a) por cada convocatoria.

2.1 – El envío de trabajos debe realizarse en la plataforma SEER (https://seer.ufrgs.br/horizontesantropologicos) y las(los) autoras(es) deben informar los siguientes datos: nombre, ORCID, correo electrónico y afiliación institucional (especificando la ciudad, estado y país de la institución). Para garantizar la integridad de la revisión ciega por pares, las(los) autoras(es) deben excluir cualquier identificación de autoría en los textos, incluidas referencias y notas al pie. En archivos de Microsoft Office y PDF (Adobe Acrobat), el ID de autoría debe eliminarse de las propiedades del documento. No aceptamos la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.

2.2 – Si hay interés de las(los) autoras(es), los artículos pueden estar disponibles previamente en modo preprint en https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/index. Para eso, es necesario aceptar los requisitos para el cumplimiento de la Ciencia Abierta (solicitar el formulario por correo electrónico horizontes@ufrgs.br). En el formulario, las(los) autoras(es) informan: (a) si el manuscrito es un preprint y, en caso afirmativo, su ubicación; (b) si los datos, códigos de programa y otros materiales subyacentes al texto del manuscrito están citados y referenciados correctamente; y (c) se aceptan opciones de apertura en el proceso de revisión por pares.

2.3 – Como expresión de transparencia y reconocimiento a las distintas contribuciones a la investigación comunicada, el texto definitivo, en el caso de aprobación para publicación, deberá informar al final, de forma precisa, las aportaciones específicas de cada autor(a). Las(Los) autoras(es) también deben especificar formalmente si existen o no posibles conflictos de interés en la realización y comunicación de su investigación.

2.4 – Los artículos deben tener un título que represente objetivamente su contenido, estar escritos a doble espacio y tener hasta 10 mil palabras, incluyendo referencias y notas. En el caso de un artículo sobre investigación empírica, el texto puede alcanzar las 11 mil palabras y debe presentar la metodología utilizada: cómo se recolectaron las observaciones; dónde y cómo se extrajeron las observaciones, qué documentos y archivos se consultaron, en qué lugar y fecha; qué preguntas de cuales surveys se analizaron; en qué contexto, lugar y fecha/período se realizó el trabajo de campo; cuántas personas fueron entrevistadas; qué guión se utilizó; qué técnica de observación se empleó, etc. También debe explicar cómo se analizaron las observaciones, cuáles fueron los métodos y técnicas utilizados en la producción de cada gráfico, tabla, figura, descripción e interpretaciones defendidas.

2.5 – Los artículos deben estar acompañados de un resumen escrito en espacio simple, en el mismo idioma, con hasta 150 palabras, y de cuatro palabras clave, así como de una versión en inglés del resumen (abstract), en los mismos estándares, con cuatro palabras clave (keywords) y la versión en inglés del título. En el caso de los originales en inglés, esta información también debe incluir la versión en portugués.

3 – El modelo adoptado por la revista para citaciones y referencias sigue las normas de ABNT NBR 10520 y NBR 6023, respectivamente.

3.1 – Las notas explicativas deben venir al pie de la página y las referencias deben venir después del texto, ordenadas alfabéticamente.

3.2 – En el cuerpo del texto, la indicación de referencia en las citas directas debe traer autor(es), año de publicación y página(s); en las citas indirectas la indicación de página es opcional, conforme a los modelos:

Según Hassen (2002, p. 173): “Há uma grande carência de materiais didáticos nesse campo, principalmente se aliados à ludicidade.”

Sabemos que hay “[…] uma grande carência de materiais didáticos nesse campo […]” (Hassen, 2002, p. 173).

Sabemos de la gran carencia de materiales didácticos en ese campo (Hassen, 2002).

Sabemos de la gran carencia de materiales didácticos en ese campo, según Hassen (2002).

Sabemos de la gran carencia de materiales didácticos en ese campo, según Hassen (2002, p. 173).

3.3 – Las citas directas con más de tres líneas, en el texto, deben ser destacadas con sangría y fuente de menor tamaño, sin comillas, en espacio simple; transcripciones de las conversaciones de los informantes siguen la misma norma, conforme al modelo:

[…] regras de comportamento explícitos às quais os indivíduos se referem conscientemente, e que se fundam sobre justificações ou princípios filosóficos, ideológicos ou políticos, ou sobre o surgimento de novas aspirações individuais ou coletivas. (Bozon, 1995, p. 124).

3.4 – Las referencias, al final del texto, deben seguir los modelos:

3.4.1 – Libro (y guías, catálogos, diccionarios, etc.) en total: autor(es), título (en cursiva y separado por dos puntos del subtítulo, si tiene), número da edición (si es indicado), local, editorial, año de publicación:

DUMONT, L. Homo hierarchichus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: EDUSP, 1992.

FORTES, M.; EVANS-PRITCHARD, E. E. (ed.). African political systems. Oxford: Oxford University Press, 1966.

MINISTERIO DE SALUD. Unidad Coordenadora Ejecutora VIH/SIDA y ETS. Boletín de SIDA: programa nacional de lucha contra los retrovirus del humano y SIDA. Buenos Aires, mayo 2001.

3.4.2 – Parte de libro (fragmento, artículo, capítulo en antología): autor(es), título de la parte seguido de la expresión “In:”, autor(es) del libro, título (en cursiva y separado por dos puntos del subtítulo, si tiene), número de la edición (si es indicado), local, editorial, año de publicación, página(s) de la parte referenciada:

VELHO, O. Globalização: antropologia e religião. In: ORO, A. P.; STEIL, C. A. (org.). Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 25-42.

3.4.3 – Artículo/materia en publicaciones periódicas (revista, boletín, etc.): autor(es), título del artículo, nombre del periódico (en cursiva), local, año y/o volumen, número, páginas inicial y final del artículo, fecha.

CORREA, M. O espartilho de minha avó: linhagens femininas na antropologia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 3, n. 7, p. 70-96, out. 1997.

3.4.4 – Artículo/materia en periódico: autor(es), título del artículo, nombre del periódico (en cursiva), local, fecha, sección o cuaderno, página (si no hay sección específica, la paginación precede a la fecha):

TOURAINE, A. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set. 2001. Mais!, p. 13

SOB as bombas. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 2, 22 mar. 2003.

3.4.5 – Trabajos académicos: referencia completa seguida del tipo de documento, grado, vinculación académica, local y fecha de la defensa conforme documento de aprobación (si hay):

GIACOMAZZI, M. C. G. O cotidiano da Vila Jardim: um estudo de trajetórias, narrativas biográficas e sociabilidade sob o prisma do medo na cidade. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

3.4.6 – Evento en total: nombre del evento, numeración (si hay), año y local (ciudad) de realización, título del documento (anales, actas, resúmenes, etc., en cursiva), local de publicación, editorial y fecha de publicación:

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos […] Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998.

3.4.7 – Trabajo presentado en evento: autor(es), título del trabajo presentado seguido de la expresión “In:”, nombre del evento, numeración (si hay), año y local (ciudad) de realización, título del documento (anales, actas, resúmenes, etc., en cursiva), local de publicación, editorial, fecha de publicación y página inicial y final de la parte referenciada:

STOCKLE, V. Brasil: uma nação através das imagens da raça. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos […] Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998. p. 33.

3.4.8 – Documento en medio electrónico: se agrega a la referencia la descripción física del soporte (CD-ROM, disquete, etc.); para documentos consultados online, se indica la dirección y la fecha de acceso (día, mes y año):

CEISAL – CONGRESO EUROPEO DE LATINOAMERICANISTAS, 3., 2002, Amsterdam. Cruzando fronteras en América Latina. Amsterdam: CEDLA: Radio Nederland Wereldomroep. 1 CD-ROM.

ALVES, D. Notas sobre a condição do praticante budista. Debates do NER, Porto Alegre, ano 7, n. 9, p. 57-80, jan./jun. 2006. Disponible en: http://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/2767/1382. Acceso: 5 jun. 2013.

3.5 – En los textos, evitar el uso de más de una fuente; usar inicial mayúscula solamente cuando sea imprescindible; los recursos tipográficos deben ser utilizados uniformemente:

  1. a) itálico: para palabras extranjeras y énfasis;
    b) comillas dobles: citas directas con menos de tres líneas, citas de palabras individuales o palabras cuya connotación o uso merezca destaque;
    c) negrito y subrayado: deben ser evitados.

4 – Imágenes que sean parte del artículo (figuras y gráficos inclusive) deben ser enviadas en formato TIFF (sin compresión) y resolución de 300 dpi en el tamaño final pretendido para la impresión. Ancho máximo: 11,6 cm; altura máxima: 16 cm (o 1368 x 1890 pixels).

5 – Para cada imagen a publicar en el artículo, es necesario informar a qué tipo de licencia de reproducción corresponde y proporcionar datos adicionales, por ejemplo:

1) si es de su autoría, certificar por escrito este origen y que su reproducción no viola derechos de otros, como, por ejemplo, los derechos de imagen de las personas fotografiadas.

2) si es de dominio público, indicar una fuente confiable de esta información y proporcionar créditos adicionales que deben acompañar a la imagen;

2.1) tenga en cuenta que las imágenes de un museo o colección pueden ser de dominio público, pero permanece la autorización del responsable de su custodia, ya sea pública o privada, según lo establecido en el punto 5, a continuación;

3) si se publica con antelación en la fuente, indicar dónde aparece esta información y proporcionar créditos adicionales que deben acompañar a la imagen;

4) si tiene licencia Creative Commons, indique bajo qué modalidad específica de esta licencia (tipo y versión) y proporcione los créditos adicionales que deben acompañar a la imagen;

5) si la imagen tiene derechos de autor, proporcionar autorización por escrito del titular de los derechos de autor y también informar sus requisitos respecto del crédito que debe acompañar a la imagen; Al solicitar autorización, es imprescindible informar al titular de los derechos de autor que el artículo será publicado bajo una licencia Creative Commons tipo CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), tal como está en base a estos datos podrá decidir sobre la autorización y sus términos y condiciones.

La autorización debe incluir:

5.1) el nombre del autor del artículo;

5.2) que se pretende publicar en Horizontes Antropológicas;

5.3) la descripción de la imagen que se autoriza, de manera que sea posible identificarla.

6 – La publicación de los artículos será decidida por las(los) editoras(es) de la revista y organizadoras(es) del número, teniendo en cuenta pareceres de consultoras(es) externas(os).

7 – Para aumentar la captación de colaboraciones, Horizontes Antropológicos hace una amplia divulgación de la temática de sus números programados y respectivas(os) organizadoras(es), en la contraportada de sus números, en su website (https://www.ufrgs.br/ppgashorizontesantropologicos/), en las redes sociales y en boletines de asociaciones profesionales de ciencias sociales.

Declaración de derecho autoral

El envío de los trabajos implica la cesión inmediata y sin carga de los derechos de publicación para la revista, la cual es afiliada al sistema Creative Commons, atribución CC-BY 4.0. La autora o el autor es integralmente responsable por el contenido del artículo y sigue detentando todos los derechos autorales para publicaciones posteriores del mismo, debiendo, si es posible, hacer constar la referencia a la primera publicación en la revista. Esta no se compromete a devolver las contribuciones recibidas.

Los artículos después de ser examinados por las(los) editoras(es), serán evaluados por consultoras(es) del área de conocimiento de la investigación y de instituciones educativas y/o de investigación nacionales y extranjeras, con comprobada producción científica. Los artículos, para ser aceptados y considerados por las(los) editoras(es), necesitan tener el nivel exigido por la propia revista, recibir por lo menos dos dictámenes favorables e incorporar las sugestiones de las(los) dictaminadoras(es).

No hay que pagar para la presentación y revisión de artículos.

 

Instructions to authors

Horizontes Antropológicos is committed to good practices and ethics in the management of manuscripts, expressed in the guidelines below:

1 – Horizontes Antropológicos publishes original/unpublished works in the form of articles and interviews in Portuguese, Spanish, French or English.

1.1 – Authors who have their work published must observe the interval of 18 months, from the date of publication, before submitting a new article.

2 – The maximum number of authors per article is four. For each call for papers, we accept the submission of only one work per author.

2.1 – The submission of papers must be held in the SEER platform (https://seer.ufrgs.br/horizontesantropologicos) and the authors must inform the following data: name, email, ORCID number and institutional affiliation (with City, State and Country). To ensure the integrity of the blind peer review, the authors must exclude any identification of authorship in the texts, including references and footnotes. In Microsoft Office and PDF (Adobe Acrobat) files, the authorship ID must be removed from the document properties. We do not accept duplication of publication or translation of articles already published in another journal or as a book chapter.

2.2 – If there is interest from the authors, the articles can be previously made available in the preprint mode at https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/index. For this, it is necessary to accept the requirements for compliance with Open Science (and request the form by email horizontes@ufrgs.br). In this form, the authors inform: (a) if the manuscript is a preprint and, if so, its location; (b) whether data, program codes and other materials underlying the text of the manuscript are properly cited and referenced; and (c) if openness options are accepted in the peer review process.

2.3 – As an expression of transparency and recognition of the different contributions to the research, the final text, in the case of approval for publication, must inform at the end, in a precise manner, the specific contributions of each author. The authors should also formally specify potential conflicts of interest in their research.

2.4 – Articles must have a title that objectively represents their content, also be written in double space and have up to 10,000 words, including references and notes. In the case of empirical research, the text can reach 11,000 words and must present the methodology: how the observations were collected; where and how the observations were extracted, what documents and files were consulted, in what place and date; which questions from which surveys were analyzed; in what context, place and date/time period the fieldwork was carried out; how many people were interviewed; which guide was used; which observation technique was employed, etc. It should also explain how the observations were analyzed, what were the methods and techniques used in the production of each graph, table, figure, description and interpretations.

2.5 – Articles must contain an abstract written in simple space and with up to 150 words and four keywords, as well as a Portuguese version of the abstract, keywords and title.

3 – For quotes and references, the journal follows the ABNT (Brazilian Association of Technical Norms) standards NBR 10520 and NBR 6023, respectively.

3.1 – Notes must appear at the bottom of the page (as footnotes). Bibliographical references must appear in the end of the text and ordered alphabetically.

3.2 – Direct quotes must appear in the main body of the text in the following manner: author’s last name, year of publication, page indication. In the indirect quotes, the page indication is optional, according to the following models:

According to Lancaster (1992, p. 173): “Machismo, in whatever guise, is not simply a matter of ideology.”

We know that “machismo, in whatever guise, is not simply a matter of ideology” (Lancaster, 2002, p. 173).

We know that machismo is not simply a matter of ideology (Lancaster, 1992).

Machismo is not simply a matter of ideology, according to Lancaster (1992, p. 173).

3.3 – Direct quotes with more than three lines must appear in small print, without quotation marks, in single-spaced text; transcriptions of interviews must follow the same format, as in the example:

One view stresses the “vertical” element in faith, the relationship to God; and it selects certain persons, institutions, objects which in a privileged way are held to give access to the divine clearly and unmistakably. […] The other view of the sacred refuses to localize it in the people, places and things. (Hebblethwaite, 1975, p. 15).

3.4 – Bibliographical references at the end of the text must follow the guidelines:

3.4.1 – Books, guides, catalogues, dictionaries, etc.: author(s), title (in italics and separated by a colon from the subtitle, when applicable), edition number (if indicated), place, publisher, year of issue:

SAHLINS, M. How “natives” think: about Captain Cook, for example. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

FORTES, M.; EVANS-PRITCHARD, E. E. (ed.). African political systems. Oxford: Oxford University Press, 1966.

MINISTÉRIO DE SALUD. Unidade Coordinadora Ejecutora VIH/SIDA y ETS. Boletín de SIDA: programa nacional de lucha contra los retrovirus del humano y SIDA. Buenos Aires, may, 2001.

3.4.2 – Part of a book (fragment, article, chapter in a collective work): author(s), title of the part followed by the expression “In:”, author(s) of the book, title (in italics and separated by a colon from the subtitle, when applicable), edition number (if indicated), place, publisher, year of issue:

BRUNER, E. M. Ethnography as narrative. In: TURNER, V. W.; BRUNER, E. M. The anthropology of experience. Chicago: University of Illinois Press, 1986. p. 139-155.

3.4.3 – Article/paper in journal: author(s), title of article, name of the journal (in italics), place, year and/or volume, number, initial and final page of the article, date.

WHITE, H. The value of narrativity in the representation of real. Critical Inquiry, Chicago, v. 7, n. 1, p. 5-27, 1980.

3.4.4 – Article in newspaper: author(s), title of the article, name of the newspaper (in italics), place, date, section or part, page (if there is a specific section, the page precedes the date):

TOURAINE, A. O recuo do islamismo político. Folha de S. Paulo, São Paulo, 23 set. 2001. Mais!, p. 13.

SOB as bombas. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 2, 22 mar. 2003.

3.4.5 – Academic works: complete reference followed by the type of document, degree, academic affiliation, place and date as indicated in the document:

GIACOMAZZI, M. C. G. O cotidiano da Vila Jardim: um estudo de trajetórias, narrativas biográficas e sociabilidade sob o prisma do medo na cidade. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

3.4.6 – Scientific events: name of the, number (if there is), year and place (city), title of the document (annals, acts, abstracts, etc., in italics), place of issue, publisher and date of publication:

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos […] Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998.

3.4.7 – Paper presented at a scientific event: author(s), title of the paper presented followed by the expression “In:”, name of the event, number (when applicable), year and place (city) where the event occurred, title of the document (annals, acts, abstracts, etc., in italics), place of issue, publisher, date of publication and initial and final pages of the paper:

STOCKLE, V. Brasil: uma nação através das imagens da raça. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 21., 1998, Vitória. Resumos […] Vitória: Departamento de Ciências Sociais/UFES, 1998. p. 33.

3.4.8 – Documents in electronic media must be listed under the specific sort of support (CD-ROM, disk, etc.); for documents consulted online the full web address and date of access (day, month and year) must be indicated:

CEISAL – CONGRESO EUROPEO DE LATINOAMERICANISTAS, 3., 2002, Amsterdam. Cruzando fronteras en América Latina. Amsterdam: CEDLA: Radio Nederland Wereldomroep. 1 CD-ROM.

ALVES, D. Notas sobre a condição do praticante budista. Debates do NER, Porto Alegre, ano 7, n. 9, p. 57-80, jan./jun. 2006. Available at: http://seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/article/view/2767/1382. Accessed: 5 jun. 2013.

3.5 – In the main body of the text, authors must follow a consistent typographical style and use capital letters only when absolutely necessary:

  1. a) italics: for foreign words and emphasis;
    b) double quotes: in direct quotes with less than 3 lines; in words which have an unusual connotation and in those which should receive particular emphasis;
    c) bold type and underlining should be avoided.

4 – Any illustrations (including diagrams and graphics) must be sent in TIFF format (without compression), in the final size intended for publication and at 300 dpi resolution. Maximum width: 4.56 inches (11,6 cm) and maximum height: 6.3 inches (16 cm) or 1368 by 1890 pixels.

5 – Figures (photos, illustrations, etc.) must be released for reproduction and publication, whatever their origin: image available online, extracted from material with bibliographic reference, belonging to a collection, etc.

For each image to be published in the article, it is necessary to inform which type of reproduction license it fits and provide additional data, for example:

1) if authored by yourself, certify in writing this origin and that its reproduction does not violate the rights of others, such as, for example, the image rights of photographed people.

2) if in the public domain, indicate a reliable source of this information and provide additional credits that must accompany the image;

2.1) note that images from a museum or collection may themselves be in the public domain, but authorization from the person responsible for their custody remains, whether public or private, as set out in item 5, below;

3) if released in advance at the source, indicate where this information appears and provide additional credits that must accompany the image;

4) if licensed under Creative Commons, indicate under which specific modality of this license (type and version) and provide additional credits that must accompany the image;

5) if the image is copyrighted, provide written authorization from the copyright holder and also inform your requirements regarding the credit that must accompany the image; When requesting authorization, it is essential to inform the copyright holder that the article will be published under a Creative Commons license type CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), as it is based on this data that he or she will be able to decide on the authorization and its terms and conditions.

The authorization must include:

5.1) the name of the author of the article;

5.2) which is intended for publication in Horizontes Antropológicas;

5.3) the description of the image being authorized, so that it is possible to identify it.

6 – The publication of the articles will be decided by the editors of the journal and the coordinators of the issue, taking into consideration the peer reviews.

7 – In order to broaden the collection of collaborations, Horizontes Antropológicos makes a wide dissemination of the theme of its forthcoming issues and of the respective coordinators on the back cover of the issues, on its website (https://www.ufrgs.br/ppgashorizontesantropologicos/), on social media, on specialized blogs and on newsletters of social sciences professional associations.

Copyright statement

Submission of works automatically implies the immediate and free assignment of copyright to the journal, which is affiliated to the Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 license. The author is fully responsible for the content of the article and continues to hold all copyrights for subsequent publication, and must, if possible, include the reference to the first publication in Horizontes Antropológicos.

The articles, after examination by the editors, are evaluated by experts from national and international institutions of teaching and/or research. To be accepted, articles must be considered by the editors must receive two favorable reviews and incorporate suggestions of the reviewers in their final version.

There is no fee for submission, evaluation and publication of articles.

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

A seção Resenhas foi descontinuada a partir do número 56.

Horizontes Antropológicos 65 - Antropologia e Democracia

Por uma antropologia da democracia - e de seus desafios

Dullo, Eduardo; Hatzikidi, Katerina; Cesarino, Letícia

Confrontar o presente: a crise democrática a partir do setor de Direitos Humanos do MST

Efrem Filho, Roberto

Democracy through the spirit: the Universal Church and its interconnections with Brazilian democracy

Sá Leitão, Alana

Os direitos das gestantes sob a ótica da “ideologia de gênero” na Câmara dos Deputados

Potechi, Bruna

Da homofobia à democracia: coalizões em disputa no caso Maurício

Nagamine, Renata; Silva, Aramis Luis; Sales, Lilian

Matabilidade como forma de governo: violências, desigualdades e Estado numa perspectiva comparativa entre Florianópolis e Rio de Janeiro

Medeiros, Flavia

Da liberdade religiosa ao pluralismo: a diversidade como valor no Ensino Religioso Escolar no Paraná

Montero, Paula

Tiempos de crisis, resistencias e infrapolítica en la migración inmóvil venezolana

D’Hers Del Pozo, Manuel

No tempo da espanhola: a gripe de 1918 e o caso de Porto Alegre

Schwarcz, Lilia Moritz

Marcel Mauss e a cumulatividade de saberes

Weber, Florence

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.