Diagnóstico pré-natal de duplicação ureteropélvica unilateral através da ressonância magnética
Palavras-chave:
Diagnóstico pré-natal, Ultrassonografia Pré-Natal, Imagem por Ressonância Magnética, RimResumo
A gestante apresentava 29 anos e estava em sua terceira gestação. Ela não possuía pré-natal e era usuária de crack, maconha e cigarro. Havia descrição ainda de episódio de overdose pelo crack na gestação. Ela não tinha rastreio de primeiro trimestre, nem ultrassom morfológico. As sorologias da gestação mostraram um VDRL e FTA-Abs reagentes. A grávida foi hospitalizada com 33 semanas e 1 dia de gestação na Psiquiatria do hospital para avaliação. O ultrassom fetal neste período mostrou a presença de dilatação ureteropélvica à esquerda (media 1,5 cm) e oligodramnia (o ILA era de 5,3) (Figura 1). A ressonância magnética, realizada 2 dias após, evidenciou que, na verdade, a alteração do trato urinário consistia de uma duplicação ureteropélvica à esquerda (Figura 2).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-02-2013
Como Citar
1.
Targa LV, de Barth MB, Dietrich C, Fell PRK, Telles JAB, da Cunha AC, Betinelli I, Rosa RFM. Diagnóstico pré-natal de duplicação ureteropélvica unilateral através da ressonância magnética. Clin Biomed Res [Internet]. 7º de fevereiro de 2013 [citado 1º de maio de 2025];32(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36138
Edição
Seção
Imagem Diagnóstica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).