Achados pré e pós-natais de um caso de osteogênese imperfeita do tipo II (forma letal)
Palavras-chave:
Diagnóstico pré-natal, osteogênese imperfeita, ultrassonografia pré-natal, raios XResumo
A gestante apresentava 31 anos e estava em sua segunda gravidez. Ela veio encaminhada devido a ultrassom fetal com achados sugestivos de osteogênese imperfeita. A ultrassonografia morfológica realizada em nosso serviço, com 20 semanas de gravidez, mostrou feto com encurtamento e encurvamento dos fêmures, encurtamento dos úmeros com suspeita de fratura à esquerda, curvatura dos ossos da perna esquerda e curvatura dos ossos do antebraço direito. O crânio parecia ser pouco mineralizado (Figura 1). A ressonância magnética fetal mostrou hipertelorismo; caixa torácica pequena; redução do comprimento dos membros inferiores, havendo tortuosidade em varo, especialmente das pernas (mais à esquerda) e redução dos membros superiores, mais acentuada dos braços.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-02-2013
Como Citar
1.
Betat R da S, Telles JAB, Sanfelice FS, Fell PRK, da Cunha AC, Picetti J, Bedin C, Rosa RFM. Achados pré e pós-natais de um caso de osteogênese imperfeita do tipo II (forma letal). Clin Biomed Res [Internet]. 7º de fevereiro de 2013 [citado 1º de maio de 2025];32(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36137
Edição
Seção
Imagem Diagnóstica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).