Heterogeneidade dos cordomas intracranianos:
relato de dois casos
Resumo
Cordomas são neoplasias raras originadas da notocorda primitiva, que se localizam predominantemente em região sacroccígena e menos freqüentemente intracranianas, correspondendo de 3 a 5% dos tumores primários cerebrais. Os cordomas intracranianos são de manejo difícil, a ressecção cirúrgica geralmente é incompleta e os pacientes podem evoluir para óbito em decorrência do crescimento incontrolável do tumor e/ou compressão de estruturas nobres adjacentes. Neste trabalho os autores relatam dois pacientes com cordoma intracraniano cuja evolução clínica foi absolutamente distinta, dissertando sobre os diversos aspectos relacionados ao diagnóstico, tratamento e evolução dos dois casos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).